PUBLICIDADE
Topo

Ladrilhos hidráulicos duram bastante e podem compor decoração da casa toda

Duráveis e versáteis, os ladrilhos hidráulicos integram ambientes e embelezam cômodos - Getty Images/iStockphoto
Duráveis e versáteis, os ladrilhos hidráulicos integram ambientes e embelezam cômodos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

05/03/2021 04h00

Um dos mais versáteis e atemporais quando o assunto é revestimento, o ladrilho hidráulico pode ser usado literalmente em todos os cômodos da casa, seja nas áreas frias ou sociais, e vai acabar se tornando o centro das atenções de qualquer espaço em que seja instalado.

Para a arquiteta Thaís Helena Ribeiro, este modelo de revestimento é realmente um curinga e vai bem com todos os estilos de construção e decor.

"Apesar de as pessoas relacionarem o ladrilho com um estilo retrô ou vintage, já que a peça surgiu no século 19, ela pode ser usada em qualquer projeto em que o cliente deseje uma mistura de revestimentos. Eles ajudam a deixar os ambientes mais aconchegantes, com textura e coloridos", afirma.

Projeto da arquiteta Thaís Helena Ribeiro - Julia Ribeiro - Julia Ribeiro
Imagem: Julia Ribeiro
Projeto da arquiteta Thaís Helena Ribeiro - Nathalie Artaxo - Nathalie Artaxo
Imagem: Nathalie Artaxo

Segundo a arquiteta, na hora de compor ambientes harmônicos com ladrilhos estampados, é preciso pensar no equilíbrio.

Se são ladrilhos lisos e coloridos, aposto em mais texturas nos tecidos e nos mobiliários, por exemplo. Já se os ladrilhos são geométricos e florais, procuro apostar em madeira e tons neutros para compor", pontua.

Thais acrescenta que outro exemplo de composição seria reproduzir na decoração as cores do ladrilho escolhido, fazendo uma ligação através da paleta de cores.

Uma alternativa é apostar em modelos preto e branco, que são bem versáteis e, segundo a especialista, podem ser misturados com objetos e materiais coloridos. "Não tem regra, mas acredito que a madeira de demolição e o cimento queimado são dois curingas para compor com o ladrilho".

Versáteis e resistentes

Projeto da arquiteta Thaís Helena Ribeiro - Julia Ribeiro - Julia Ribeiro
Projeto da arquiteta Thaís Helena Ribeiro
Imagem: Julia Ribeiro

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento cheio de prós. Contudo, Thais destaca a resistência e a durabilidade como a sua maior vantagem. Além disso, os ladrilhos esbanjam versatilidade, pois podem ser usados em pisos e paredes. "Ficam bem em salas, banheiros e até em fachadas de casas e lojas. Ele também não dilata, o que faz com que possa ser instalado com junta seca evitando a necessidade de rejunte", afirma.

Projeto da arquiteta Thaís Helena Ribeiro - Nathalie Artaxo - Nathalie Artaxo
Imagem: Nathalie Artaxo

Para Thais, outro destaque desse piso dos sonhos é a sensação de aconchego que ele traz para os ambientes. "O ladrilho tem um apelo quase artesanal, afinal é fabricado em cimento peça por peça, manualmente", explica. Por isso mesmo o custo é elevado, mas segundo a arquiteta "vale o investimento".

Ambientes integrados

Quem gosta de ambientes descontraídos e com uma atmosfera fluída também pode encontrar nos ladrilhos hidráulicos uma ótima alternativa para revestir os espaços.

Como pode ser usado em locais diferentes, a instalação do ladrilho pode ser repetida em mais ambientes, criando uma conexão do antigo com o novo".

Além disso, confirme a arquiteta, os diversos formatos de ladrilhos ajudam a compor combinações com outros pisos. "Ultimamente vemos ladrilhos integrados com pisos de madeira e vinílicos, de forma irregular e deixando os ambientes lindos e descontraídos", afirma Thais.

Ladrilhos hidráulicos podem ser usados de formas bem criativas na decoração - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ladrilhos hidráulicos podem ser usados de formas bem criativas na decoração
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ladrilhos por todos os cômodos

A paixão da gerente de projetos Patrícia Germano pelos ladrilhos hidráulicos é tanta que ela aderiu o revestimento em quase todos os cômodos da casa. A exceção fica para os quartos, ambientes em que adotou a madeira de demolição como piso.

Segundo ela, o amor pelos ladrilhos se deu à primeira vista, quando visitou uma fábrica das peças.

O trabalho artesanal e todo o processo de fabricação é uma arte que passa de geração em geração", comenta.

A estética das peças ainda casou com a ideia de Patrícia de ter uma casa com estilo rústico.

"Na sala de estar e cozinha, que são integradas, optamos por um ladrilho liso, na cor de cimento queimado. Assim como nos banheiros dos nossos filhos. Já em nosso banheiro e no lavabo, optamos por modelos coloridos, sempre pensando na harmonia do todo", garante Patrícia.

Banheiro da casa de Patrícia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Banheiro da casa de Patrícia
Imagem: Arquivo pessoal
Ladrilho liso compõe a sala de Patrícia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ladrilho liso compõe a sala de Patrícia
Imagem: Arquivo pessoal

Ela afirma que por ter escolhido ladrilhos para toda a casa, houve um cuidado extra para que os espaços não ficassem parecendo o showroom da loja de ladrilhos. "Acho que acertamos, pois o resultado final ficou muito bacana", disse.

Na hora de cuidar da manutenção, Patrícia dá a dica: "é preciso lembrar que por ser feito de cimento, a peça é extremamente porosa. O ideal é nunca utilizar produtos abrasivos e somente detergentes neutros na limpeza", pondera.

"Mas vale lembrar que como todo produto artesanal, as imperfeições são inevitáveis. Quanto mais o tempo vai passando e o ladrilho vai se desgastando, mais charmoso ele fica, pelo menos é assim que vejo", finaliza.