PUBLICIDADE
Topo

Aparadores e buffets são curingas na hora de mudar ambientes

Para decorar, guardar e facilitar a vida: como usar buffets e aparadores na sua casa - Getty Images/Westend61
Para decorar, guardar e facilitar a vida: como usar buffets e aparadores na sua casa
Imagem: Getty Images/Westend61

Dan Novachi

Colaboração para Nossa

26/02/2021 04h00

Possibilitando múltiplas utilidades na decoração, os aparadores e buffets surgiram como espécies de extensão à mesa de jantar, mas hoje ocupam quase todos os cômodas da casa e são peças populares na decoração residencial.

As necessidades de cada lar e família são o que dita o seu uso atualmente e as formas de composição com outros móveis e objetos decorativos podem fluir com a imaginação.

Muito presentes nas residências francesas e inglesas no século 18, essas peças cumpriam a função de organizar os talheres e servir de apoio para comes e bebes durante as refeições. E foram essas diferentes funções que influenciaram mudanças em seu design e modelos.

Aparadores são mais simples, como uma mesa lateral - Getty Images - Getty Images
Aparadores são mais simples, como uma mesa lateral
Imagem: Getty Images

O que chamamos de aparador, por exemplo, consiste em uma mesa lateral, mais simples e minimalista, com apenas um tampo e quatro pés. Se aumentarmos a altura desse móvel, ele pode até se tornar um balcão. De outra maneira, os buffets, por sua vez, são peças com armários, gavetas ou mesmo estruturas vasadas, são móveis mais robustos e funcionais.

A opção ideal pra sua casa

De acordo com Roberta Rinaldi, arquiteta da Cacho Arquitetura, é importante escolher algo que componha o ambiente sem atrapalhar passagens e sem ocupar muito espaço. Ela explica que na escolha as medidas são a coisa mais importante a se considerar. Além disso também é importante pensar nas necessidades da casa para as quais o móvel vai ser utilizado.

Por exemplo, falta mais espaço para guardar louças? Tem algum eletrodoméstico que precisa de apoio, como uma adega de vinho ou uma máquina de café? Esses fatores podem influenciar no tamanho e na escolha por uma peça pronta de loja ou sob medida.

Buffets exercem função decorativa e da organização da casa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Buffets exercem função decorativa e da organização da casa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"A grosso modo, pensando por suas funcionalidades, os buffets se encaixam bem em salas de jantar ou na copa, pois as portas e gavetas são bastante úteis para guardar jogos de louças e outros objetos. Já os aparadores são coringas também para outras áreas como, por exemplo, halls de entrada, onde podem servir de apoio para recepcionar as pessoas", orienta Roberta.

Ananda Nunes, arquiteta do Studio Terra também aconselha a aposta nos modelos minimalistas. Esse design é sempre chave já que são atemporais e podem acomodar outros usos futuramente. Ela também explica que a altura ideal desses móveis se encontra em torno de 85 cm, com uma profundidade de 50 cm. A largura, por outro lado, pode variar de acordo com a disponibilidade no espaço.

A escolha de cores e modelos também não precisa necessariamente criar um contraste com as cores das paredes. Ananda explica que a composição pode, por exemplo, ficar por conta de quadros instalados ou apoiados sob o móvel.

Inspirações

Na entrada

Neste projeto da @casarinmonteiro, a ideia foi aproveitar o espaço inferior do aparador para acomodar bancos e transformá-lo em uma bancada. Como os são bancos móveis, a estratégia na decoração foi utilizar outras duas mesas de centro que também pudessem mudar de lugar e acomodar as pessoas. - Divulgação/@casarinmonteiro - Divulgação/@casarinmonteiro
Neste projeto da @casarinmonteiro, a ideia foi aproveitar o espaço inferior do aparador para acomodar bancos e transformá-lo em uma bancada. Como os são bancos móveis, a estratégia na decoração foi utilizar outras duas mesas de centro que também pudessem mudar de lugar e acomodar as pessoas.
Imagem: Divulgação/@casarinmonteiro

Para decorar os espaços de entrada das casas e apartamentos, Elton Casarin, arquiteto da Casarin Monteiro também aposta nos aparadores. Na entrada ou hall, ele sugere abusar do design e das composições com adornos pontuais, arranjos florais, bancos, quadros e espelhos.

"Durante a pandemia, os aparadores da entrada ganharam ainda uma nova e importante função: acomodar sapatos, bolsas para a higienização das mãos, pés e outros objetos na chegada em casa", pontua Elton.

Bar e café na sala de estar

Neste outro projeto da @casarinmonteiro, o aparador escolhido tem linhas mais arrojadas em laca preta e detalhes em dourado. A ideia dessa composição foi trazer ao ambiente uma atmosfera mais sobrea e elegante. Seguindo a mesma lógica de aproveitar o espaço, os dois bancos alocados ajudam na hora de receber mais pessoas. - Divulgação - Divulgação
Neste outro projeto da @casarinmonteiro, o aparador escolhido tem linhas mais arrojadas em laca preta e detalhes em dourado. A ideia dessa composição foi trazer ao ambiente uma atmosfera mais sobrea e elegante. Seguindo a mesma lógica de aproveitar o espaço, os dois bancos alocados ajudam na hora de receber mais pessoas.
Imagem: Divulgação

Pensando no ambiente da sala de estar, Elton propõe a utilização de peças soltas, que possam ser movimentadas de acordo com a utilização do espaço. No caso das peças fixas ele aconselha que sejam desenvolvidas sob medida compondo a marcenaria, que podem compor com mesas de centro ou mesas laterais.

"Os aparadores na sala podem servir de base para o apoio do cafezinho, bandejas com taças, adegas e bar", aconselha.

Buffet para louças

Para Roberta, se a escolha para a sala de jantar for utilizar um buffet, é importante saber exatamente o espaço que se tem no cômodo, sempre pensando na circulação. A decisão de um modelo específico depende da necessidade.

Caso seja necessário utilizar o móvel para guardar louças pode ser interessante escolher um modelo mais fechado. Por outro lado, caso a função seja mais decorativa, pode-se considerar um móvel mais aberto e com nichos.

O projeto da @cacho.arquitetura para este apartamento optou por um buffet feito sob medida para guardar louças, atuar como o cantinho do café e futuramente abrigar uma adega de vinhos. - Pedro Napolitano Prata - Pedro Napolitano Prata
O projeto da @cacho.arquitetura para este apartamento optou por um buffet feito sob medida para guardar louças, atuar como o cantinho do café e futuramente abrigar uma adega de vinhos.
Imagem: Pedro Napolitano Prata

Sala de Jantar

Nesta sala de jantar, assinada pela Casarin Monteiro, a ideia era dar um clima mais aconchegante ao ambiente, misturando peças mais modernas como acabamentos naturais.

A opção foi por um aparador com design arrojado e contemporâneo com acabamento em lâmina de madeira natural e estrutura em ferro preto. Aqui a composição ficou novamente por conta dos quadros descentralizados, vasos com plantas e esculturas de diversos tamanhos.

Sala de jantar assinada pela @casarinmonteiro - Divulgação/@casarinmonteiro - Divulgação/@casarinmonteiro
Sala de jantar assinada pela @casarinmonteiro
Imagem: Divulgação/@casarinmonteiro

Reutilizando móveis antigos

E como na hora da decoração a originalidade ganha pontos extras, móveis repaginados podem ganhar novas funções e se tornarem opções elegantes de aparadores.

"Compor uma peça garimpada em antiquário em uma decoração contemporânea, é um ótimo exemplo de contraste na decoração. Além disso, as composições também podem aparecer nos materiais, e não apenas no estilo da peça", propõe Elton.

Projeto da @cacho.arquitetura utilizou uma cômoda antiga do próprio cliente. O móvel foi repaginado com uma nova pintura e a troca de puxadores agora serve de apoio para o bar e para guardar toalhas de mesa e jogos de faqueiros. - Divulgação - Divulgação
Projeto da @cacho.arquitetura utilizou uma cômoda antiga do próprio cliente. O móvel foi repaginado com uma nova pintura e a troca de puxadores agora serve de apoio para o bar e para guardar toalhas de mesa e jogos de faqueiros.
Imagem: Divulgação
Neste projeto, o @studioterral desenvolveu na marcenaria uma estante na parte superior do móvel, que possuía gabinetes na parte inferior - onde são armazenados as louças desse espaço de jantar - uma área com tampo mais profundo, usado como bar - Divulgação - Divulgação
Neste projeto, o @studioterral desenvolveu na marcenaria uma estante na parte superior do móvel, que possuía gabinetes na parte inferior - onde são armazenados as louças desse espaço de jantar - uma área com tampo mais profundo, usado como bar
Imagem: Divulgação