PUBLICIDADE
Topo

Portugal suspende voos para o Brasil devido a variante encontrada em Manaus

Mulher passa em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa - NurPhoto via Getty Images
Mulher passa em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa Imagem: NurPhoto via Getty Images

De Nossa, em São Paulo

27/01/2021 14h07Atualizada em 27/01/2021 14h44

O governo português decidiu hoje suspender todos os voos com origem ou destino no Brasil devido ao aumento de casos de covid-19 no país e à nova variante do coronavírus detectada em Manaus.

A suspensão passa a valer a partir de sexta-feira (29) e vai até 14 de fevereiro. Estão inclusos voos comerciais ou privados de todas as companhias aéreas.

"Até o dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido", disse o governo de Portugal, em nota.

O país também citou "a evolução da situação epidemiológica a nível mundial" como um dos motivos para a suspensão dos voos.

Estão permitidos apenas os voos de repatriamento de cidadãos portugueses, membros de suas famílias e de pessoas com autorização de residência em Portugal.

No entanto, para entrarem no país terão de apresentar, no momento da partida, um teste do tipo RT-PCR com resultado negativo para covid-19. O exame precisa ser feito nas 72 horas anteriores ao embarque. Caso não apresente o teste, o viajante poderá ser impedido de embarcar.

Além disso, ao chegar em Portugal, os viajantes repatriados terão de cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena em casa ou em local indicado pelas autoridades de saúde.