Topo

Menor rua do mundo tem porta de entrada de hotel e nada mais; veja fotos

A via, na Escócia, que virou atração turística pelo tamanho - Creative Commons
A via, na Escócia, que virou atração turística pelo tamanho Imagem: Creative Commons

De Nossa

11/01/2021 15h57

Dois metros e cinco centímetros ou três passos. É esse o tamanho da via mais curta do mundo, localizada em Wick, cidade no extremo Norte da Escócia.

A rua, catalogada pelo Guiness World Records, possui praticamente só uma porta, que dá acesso ao Mackays Hotel, estabelecimento sortudo que carregou o título.

Menor rua do mundo - Divulgação Mackays Hotel - Divulgação Mackays Hotel
Entrada dá acesso ao restaurante que oferece produtos locais
Imagem: Divulgação Mackays Hotel

Segundo o site do hotel, o prédio foi construído em 1883 por Alexander Sinclair, um homem rico que à época estava voltando para a Escócia das Américas. O senhor ficou responsável por dar um nome à rua, por exigência do conselho local.

Foi a partir de 1887 que a Ebenezer Place passou a surgir nos registros da cidade e mapas. No Google Maps, a ruela quase se une à vizinha, chamada de Union Street.

Menor rua do mundo - Reprodução Google Maps - Reprodução Google Maps
A rua, no Google Maps
Imagem: Reprodução Google Maps

Quem entra no estabelecimento pela entrada da menor rua do mundo chega ao No1 Bistro, onde prova-se refeições preparadas com ingredientes locais e pescados frescos.

De acordo com a sócia, Ellie Lamont, que administra o hotel e o restaurante com o marido, Murray, há turistas que visitam o local especialmente por conta do recorde. "Algumas pessoas entram e perguntam onde fica a rua", disse ao MailOnline Travel.

Menor rua do mundo - Divulgação Mackays Hotel - Divulgação Mackays Hotel
Três passos bastam para ir do início ao fim da rua
Imagem: Divulgação Mackays Hotel

Afinal, basta uma distração de segundos para passar caminhar sobre a micro calçada e nem perceber. Por uma suíte com cama de casal, paga-se R$ 725 na diária com café da manhã*.

*O preço, checado no Booking.com nesta segunda (11), refere-se a um fim de semana de fevereiro.