Topo

Casa de campo para sonhar: ela une o estilo rústico a detalhes modernos

A cozinha, preta e integrada, antecipa que essa casa de campo tem seu lado contemporâneo - Reprodução/Instagram
A cozinha, preta e integrada, antecipa que essa casa de campo tem seu lado contemporâneo Imagem: Reprodução/Instagram

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/09/2020 04h00

Muita gente anda sonhando com uma vida mais livre no campo ultimamente. A pandemia aumentou a venda de imóveis no interior. Mas a fisioterapeuta Bia Claudino já realizava esse sonho em 2018. E hoje Meu apê usa sua licença poética para viajar até São José dos Pinhais, no Paraná, e suspirar com os cenários que ela criou para sua morada de 170 m².

Tudo começou há mais de 100 anos, quando sua família comprou esse terreno. Ele parecia estar esperando por ela que, em 2016, resolveu fazer o projeto, encomendado ao escritório J+M arquitetura.

Sou apaixonada por decoração. Antes de começar a construção já comprava objetos para a casa"

Na época, com mil referências em mente, já visualizava tudo: "Sempre quis que minha casa no campo fosse rústica, porém com toques modernos."

Sala de estar com lareira na casa de Bia Claudino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sala de estar com lareira na casa de Bia Claudino
Imagem: Reprodução/Instagram

Dois anos depois, Bia passou a compartilhar suas escolhas no perfil @morar_nocampo e arrastou seguidores apaixonados pelo estilo. A cozinha preta, ampla e integrada como ela sempre sonhou, encantava.

"Pensei numa decoração que traduzisse meu amor pelos cavalos e pelo campo, mas que não fosse tão rústica e pesada, com móveis escuros como normalmente são as casas de campo", conta.

Sempre quis algo leve, janelas grandes de vidro, varanda e muitas plantas"

Os cavalos, aliás, aparecem na casa sempre, de um jeito ou de outro. Afinal, eles estão também na paisagem — Bia sempre montou e, inclusive, adotou o cavalo Caramelo, resgatado da rua, onde puxava carroças. "Ele veio só para descansar e curtir sua velhice", ri.

O contato com a natureza, o silêncio e a privacidade de morar no campo são impagáveis. A maior dificuldade é a distância do trabalho, que fica em outra cidade".

Afeto na casa

Entardecer na casa de campo compartilhado em @morar_nocampo  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Entardecer na casa de campo compartilhado em @morar_nocampo
Imagem: Reprodução/Instagram

A começar pelo terreno, Bia dá valor a tudo o que vem de família. Restaurou as cadeiras que foram de sua avó e tinham mais de 80 anos de história. "Pintei, comprei o tecido e troquei toda a espuma", aponta.

Ela vive fazendo o Instagram suspirar com mesas caprichadas ao ar livre. Entre os planos estão árvores frutíferas para o quintal e uma piscina — cenas dos próximos capítulos que prometem.

Dicas de Bia Claudino para dar identidade ao décor

Sala de estar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sala de estar
Imagem: Reprodução/Instagram
Varanda para refeições - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Varanda para refeições
Imagem: Reprodução/Instagram
  • Aposte na sua herança. "Acredito que a decoração afetiva nunca sai de moda. Objetos que têm valor sentimental para você, mesmo que transformados, restaurados de alguma forma, guardam recordações e lembranças que sempre vão dar sentido à decoração."
  • Escolha uma paleta de cores e tente escolher peças que combinem entre si. "Ajuda muito."
  • Misturar texturas diferentes faz bem. "Eu, particularmente, gosto de materiais mais naturais, como madeira, couro e palha."

@s que me inspiram

@nossosobrado08

A Renata tem um sobrado maravilhoso em tons de preto e branco, um visual que me identifico bastante também. Não por acaso já apareceu aqui no Meu Apê.

@lar_doce_loft

O perfil da Vanessa é muito inspirador, une decoração, estilo de vida, vinho, café e receitas. Se eu não morasse no campo, queria morar num loft como o dela!