PUBLICIDADE
Topo

"Menicure": os homens também entram na onda da nail art, as unhas decoradas

A$AP Rocky - Getty Images
A$AP Rocky
Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

19/08/2020 04h00

As joias inseridas no visual, o skincare em dia e, agora, as unhas feitas fazem parte do pacote que compõe a estética da masculinidade desconstruída.

O "menicure", termo que faz junção das palavras "men", homens em inglês, e "manicure", já ganhou espaço entre os famosos como A$AP Rocky, Harry Styles, Post Malone, entre outros.

"Eu sinto que os homens deveriam ser capazes de fazer nail art sem se sentirem femininos", declarou A$AP Rocky em entrevista à revista "Vogue".

Ou sem medo, inclusive, de cruzar com o universo feminino. Não é um território que precisa ser temido.

Não estamos falando sobre cortar as unhas ou outros cuidados básicos, mas explorar cores e desenhos. Entre as mais populares das unhas decoradas, está a reprodução de emojis de sorriso na ponta dos dedos.

Harry Styles - nail art - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Harry Styles
Imagem: Reprodução/Instagram

Na quarentena, a arte de pintar as unhas deixou de ser apenas uma preocupação estética entre as mulheres, para entrar também no universo masculino. No entanto, não é de hoje que esse envaidecimento aparece entre os homens.

"Embora sempre tenha sido visto como algo feminino, o que é considerado fashionista hoje já era incorporado por artistas antigos do universo do punk e do rock, por exemplo", conta o stylist João Ribeiro ao Nossa, citando o cantor Kurt Cobain como exemplo.

Kurt Cobain - Reprodução - Reprodução
Kurt Cobain com as unhas pintadas de vermelho
Imagem: Reprodução

As unhas pretas do underground sempre foram mais aceitas por esse público. Não à toa, no começo de agosto, a linha de beleza da Chanel lançou um produto com essa cor e uma base neutra para os homens.

"As unhas dos homens vão ganhar mais atenção e começar a se tornar uma norma em 2020", sugeriu Britney Tokyo, manicure dos famosos nos EUA. "Elas geralmente são pretas, foscas ou têm apenas desenhos simples, mas este ano será diferente. Feminino ou masculino, o que é legal vai ser legal".

E, por incrível que pareça, as mais elaboradas parecem ser as prediletas, com desenhos abstratos e referências "masculinizadas" para que a ruptura aconteça sutilmente.

Nail art chamas - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Nail art imitando chamas
Imagem: Reprodução/Pinterest

Nail art abstrada - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Nail art com desenhos abstratos
Imagem: Reprodução/Pinterest