Topo

Banheiro vira espaço de relaxamento com soluções para conforto total

Como ganhar mais que um banheiro comum, mas um cômodo de relaxamento - Divulgação/W. Leão Ogawa
Como ganhar mais que um banheiro comum, mas um cômodo de relaxamento
Imagem: Divulgação/W. Leão Ogawa

Bruna Bessi

Colaboração para Nossa

09/06/2020 04h00

Em tempos de isolamento, nada melhor do que aproveitar cada cantinho da casa. É hora de buscar a sensação de conforto e o banheiro pode ser o ambiente ideal para isso. Transformar o espaço em uma verdadeira sala de banho é a saída para descansar das tarefas rotineiras e ainda ter momentos de relax total.

"A sala de banho é a união do conforto da sala de estar com toda a privacidade do banheiro. É o ambiente necessário para a desconexão com o exterior e a conexão com o interior da pessoa", diz W. Leão Ogawa, arquiteto e urbanista.

A proposta de personalizar o banheiro pode acontecer de diferentes maneiras. É possível investir em tecnologia, itens decorativos, iluminação natural, sistema de som, móveis aconchegantes e até mesmo jardinagem. "O ideal é usar objetos que tenham uma história para aqueles que ali estão, seja por meio de móveis que tragam relaxamento ou objetos que traduzam momentos felizes", ressalta Ogawa.

Escolher os materiais corretos é essencial para ter um banheiro sempre bonito e funcional - Divulgação/David Bastos - Divulgação/David Bastos
O destaque da sala de banho projetada por David Bastos é a presença da penteadeira
Imagem: Divulgação/David Bastos

Por isso, pode ser interessante apostar em peças como bancos, chaises, tapetes, televisores, cortinas, quadros, cerâmicas e jardins verticais, além das famosas banheiras de hidromassagem.

Escolher os materiais corretos é essencial para ter um banheiro sempre bonito e funcional - Divulgação/David Bastos - Divulgação/David Bastos
David Bastos apostou na entrada de luz natural
Imagem: Divulgação/David Bastos

Não é tudo que vai bem

O arquiteto David Bastos lembra também a importância de caprichar na escolha dos materiais e móveis da sala de banho, já que se trata de um ambiente repleto de umidade. "O espaço permite o uso de itens diversos, mas é preciso entender quais deles têm boa resistência à umidade. Alguns tecidos e estofados podem ser danificados, por isso, é fundamental ficar atento", diz.

Além disso, materiais como madeira e fibras naturais acabam exigindo maior manutenção para ter sua durabilidade garantida e isso deve ser considerado na hora de decorar.

O frescor do verde

A presença de jardinagem é outro ponto fundamental na decoração das salas de banho. As plantas permitem revigorar o espaço e aumentar a conexão dos moradores com a natureza. Mas lembre-se de que elas exigem cuidados periódicos.

A arquiteta Débora Aguiar apostou na presença de bancos, televisor e diversas plantas para trazer a sensação de bem-estar na sala de banho - Divulgação - Divulgação
A arquiteta Débora Aguiar apostou na presença de bancos, televisor e diversas plantas para trazer a sensação de bem-estar na sala de banho
Imagem: Divulgação

A dica é escolher espécies adequadas a ambientes úmidos e adaptadas à quantidade de luz natural presente (ou não) em cada lugar. Plantas como lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, violeta e samambaia são alguns exemplos que podem ser utilizados nos interiores da casa.

Além do jardim vertical, a arquiteta Jéssica Araújo investiu na presença de um quadro  - Divulgação - Divulgação
Além do jardim vertical, a arquiteta Jéssica Araújo investiu na presença de um quadro
Imagem: Divulgação
E a maneira de instalar as plantas vai depender do tipo de cada espécie, mas é possível pensar em deixar os vasos próximos à bancada do lavatório ou ainda pendurá-los em pontos específicos.

A arquiteta Débora Aguiar lembra da sala de banho que planejou com a presença de vasos próximos à banheira, na bancada do lavatório e nos nichos da parede. "Projetei um verdadeiro refúgio urbano em meio à natureza. O banheiro tinha paredes em pedra bruta que brincavam com profundidades e utilizei floreiras aéreas, colunas e jardins verticais para trazer a natureza para dentro do ambiente", afirma.