PUBLICIDADE
Topo

Happy hour em casa: tábuas de comidinhas para o #sextou na quarentena

Completa ou simples, a tábua de comidinhas garante o happy hour da quarentena - Getty Images
Completa ou simples, a tábua de comidinhas garante o happy hour da quarentena
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

17/04/2020 04h00

Não é porque o #fiqueemcasa é mais necessário do que nunca que você deve deixar de curtir o fim de semana. Com um pouquinho de adaptação, o happy hour pode acontecer na sala mesmo, na companhia virtual dos amigos, uma taça de vinho ou um copo de cerveja, além de comidinhas mais que deliciosas.

Para garantir o clima de #sextou, que tal preparar uma daquelas tábuas lindas e tentadoras, recheadas de frios e finger foods?

Por onde começar

Como o próprio nome adianta, as tábuas de madeira são as mais indicadas para acomodar as comidinhas. Mas nada impede que, na falta delas, sejam substituídas por outra base, desde um sousplat até uma bandeja - o importante é ser grande.

Ao selecionar os alimentos, considere tanto doces quanto salgados, privilegiando os que se complementam, como tâmaras com queijo gorgonzola, por exemplo.

Saiba como montar a tábua de comidinhas ideal para seu fim de semana em casa - Getty Images - Getty Images
Saiba como montar a tábua de comidinhas ideal para seu fim de semana em casa
Imagem: Getty Images

Embutidos e queijos, aliás, são a base das tábuas. Um cálculo rápido para a quantidade de comes é considerar 50 gramas de presunto cru, salaminho ou outro alimento do gênero por pessoa e 100 gramas de queijos variados, incluindo os moles, como brie e camembert, e os mais duros, como grana padano e parmesão.

Frutas, frescas e secas, devem ter lugar certo na tábua, pois oferecem uma gama extra de sabores, além de enfeitar o prato. Por isso, opte por aquelas bem coloridas, trazendo graça e alegria à mesa.

Mesclar a consistência do que será consumido também é importante, uma vez que as texturas que se alternam à boca garantem uma experiência gastronômica peculiar.

Pães são igualmente bem-vindos. Vale apostar tanto em itens de massa delicada, como os de leite e minicroissants, até torradinhas e grissinis - que casam muito bem com patês, outro acepipe certeiro. Da mesma forma, biscoitinhos são bem apreciados.

Inspire-se

Confira, a seguir, quatro sugestões de tábuas:

De embutidos ao patê

Tábua de comidinhas completa - Divulgação - Divulgação
Tábua de comidinhas completa
Imagem: Divulgação

Nesta tábua montada pela chef Paula Stephan, o presunto cru, enrolado um a um, é grande atração entre os embutidos. Mas também tem salaminho e peito de peru. Entre os queijos, as opções incluem parmesão e ementhal.

Como a proposta era mesclar cores e texturas, frutas garantem o tom ainda mais apetitoso: morangos, mirtilos, uvas, amoras, damascos, tâmaras e algumas fisális, que deixam qualquer prato mais bonito.

No centro, um bowl com patê de azeitonas, super-rápido e simples de ser feito. "Basta bater, no liquidificador, azeitonas com cream cheese e maionese", ensina a chef Paula. Torradinhas à parte completam a produção gastronômica.

Frutas secas e pães em destaque

Frutas secas também podem ganhar destaque nas tábuas de embutidos e queijos - Divulgação - Divulgação
Frutas secas também podem ganhar destaque nas tábuas de embutidos e queijos
Imagem: Divulgação

Nesta outra versão de tábua sugerida pela chef, o parmesão é o único queijo, combinado com presunto cru e peito de peru. O destaque fica por conta das frutas secas (damasco e tâmara, principalmente) e nuts: castanhas de caju, pistache e amêndoas, servidos em louças à parte.

Também são bem-vindas gostosuras em conservas, como azeitonas pretas - ou verdes, ou recheadas, ou cebolinhas etc. Pães variados, de cores e sabores diferentes, podem ser servidos em tamanhos padronizados. Vale ainda moldar as fatias aleatoriamente, trazendo movimento para a mesa.

Tudo junto e misturado

Frutas variadas e uma tábua menos "corretinha" também fazem sucesso - Divulgação/MF Press Global - Divulgação/MF Press Global
Frutas variadas e uma tábua menos "corretinha" também fazem sucesso
Imagem: Divulgação/MF Press Global

Ao montar uma tábua, não é necessário deixar tudo alinhadinho e bem separado. Bem ao contrário disso, uma das possibilidades é fazer um mix, sobrepondo as comidinhas, criando um visual mais despojado.

Nesta sugestão de Maria Barbosa, do Recanto dos Sabores, é grande a variedade de itens. Tem salmão defumado e camarão cozido, queijo fresco de ovelha e queijo cremoso - tipo cream cheese, que pode ser substituído por manteiga saborizada (de alho, por exemplo) ou patês.

Presunto cru também não falta, assim como pão integral, salgadinhos de milho, minigrissinis e biscoitos de água e sal. Na seção "in natura", tamarillos (os chamados tomates de árvore), maracujá e abacate. Azeitonas pretas dão a graça final.

Basiquinha, mas nem tanto

A tábua bem simples também pode ser bastante saborosa - Divulgação/MF Press Global - Divulgação/MF Press Global
A tábua bem simples também pode ser bastante saborosa
Imagem: Divulgação/MF Press Global

É possível, ainda, montar uma tábua que valoriza versões diferentes de um único alimento, como queijos. Neste caso, a sugestão de Maria Barbosa é apostar na diversificação, tanto de sabores como texturas.

Queijos laminados e mais básicos, como mussarela e prato, podem ser incluídos ao lado de versões curadas. Também é bem-vindo o queijo com corpo mais amanteigado (como os trufados) e, ainda, os saborizados - com ervas, pimentas etc.

Para fechar a tábua, a dica é incluir compota de pimenta e chutney de manga, que brincam com o paladar, mas podem ser substituídas por outras opções picantes e adocicadas. Biscoitinhos de sabor neutro e nozes garantem a crocância que faltava à tábua.