Topo

'Milagre' de San Gennaro se repete em igreja de Nápoles

A ampola que contém o sangue de San Gennaro, mantida na Catedral de Nápoles: celebração atrai fieis e turistas - LightRocket via Getty Images
A ampola que contém o sangue de San Gennaro, mantida na Catedral de Nápoles: celebração atrai fieis e turistas Imagem: LightRocket via Getty Images

30/04/2022 14h24

Em 2022, os fiéis católicos de Nápoles não precisaram esperar pelo mês de maio para ver o "milagre" do sangue liquefeito de San Gennaro. Neste sábado (30), as ampolas com sangue foram retiradas de dentro da caixa-forte onde são guardadas.

As relíquias foram levadas pela procissão que se inicia na Basílica de Santa Clara e, após três anos, milhares de pessoas se reuniram para acompanhar a passagem dos valiosos itens.

A passeata religiosa não ocorreu em 2020 e 2021 por conta das restrições sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19. Já em 2019, o evento não ocorreu por conta do mau tempo e foi realizado dentro da igreja.

A procissão no sábado que antecede o primeiro domingo de maio ocorre há séculos na cidade e é um dos três momentos do ano em que o sangue é apresentado aos fiéis.

Os outros dias são em 19 de setembro, dia do santo católico decapitado em 305, e em 16 de dezembro, data do aniversário da erupção do Vesúvio em 1631, que teria se "acalmado" após as orações dos fiéis do santo.