Topo

Turistas russos retidos na Tailândia pelas sanções buscam voltar para casa

Nesta foto de arquivo tirada em 1º de novembro de 2021, turistas caminham em uma praia na ilha tailandesa de Phuket. Pelo menos 5 mil turistas russos ficaram retidos na Tailândia, disseram autoridades em 13 de março de 2022, quando as sanções internacionais após a guerra na Ucrânia atingiram turistas preocupados - Arquivos/AFP
Nesta foto de arquivo tirada em 1º de novembro de 2021, turistas caminham em uma praia na ilha tailandesa de Phuket. Pelo menos 5 mil turistas russos ficaram retidos na Tailândia, disseram autoridades em 13 de março de 2022, quando as sanções internacionais após a guerra na Ucrânia atingiram turistas preocupados Imagem: Arquivos/AFP

13/03/2022 14h26

Milhares de turistas russos ficaram retidos na Tailândia, com muitas complicações para retornar ao país devido a sanções internacionais adotadas contra a Rússia como resultado da guerra na Ucrânia, afirmaram autoridades tailandesas neste domingo (13).

A invasão russa da Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, deu origem a uma ampla gama de medidas internacionais contra empresas e bancos, levando as companhias aéreas russas a cancelar voos e as empresas globais de pagamento a suspender seus serviços naquele país.

Muitos dos turistas que retornaram às costas da Tailândia desde que o país aliviou as restrições ligadas à covid-19 eram russos.

No total, 3.100 russos estão 'presos' em Phuket, enquanto em Samuy há pouco mais de 2 mil. Há também turistas russos em Krabi, Phang Nga e Bangkok, disse Chattan Kunjara Na Ayudhya, chefe da administração que comanda o turismo na Tailândia.

As autoridades tailandesas tentam ajudar quem quer retornar para casa, disse o responsável, especialmente "discutindo voos de regresso que podem ser voos regulares ou especiais".

A Tailândia não proibiu voos operados pela Rússia, mas, devido a restrições do espaço aéreo internacional, algumas empresas — como a companhia aérea russa Aeroflot — cancelaram suas conexões, descarregando nos turistas afetados a responsabilidade de encontrar rotas alternativas por conta própria, por exemplo, passando pelo Oriente Médio com diferentes empresas.

Muitos turistas também foram afetados pela suspensão das operações dos cartões Visa e Mastercard.

"Vimos russos tendo problemas para pagar com cartão em Phuket", disse Bhummikitti Ruktaengam, presidente da associação de turismo de Phuket.

Nesse contexto, as autoridades contemplam a adoção do sistema Mir — uma estrutura de transferência eletrônica de fundos russa — e moedas digitais, acrescentou o funcionário.