Topo

França abandona máscara em áreas fechadas e restaurantes em 28 de fevereiro

Restaurante em Paris, na França: Casas já exigem o passaporte da vacina e, portanto, não precisarão cobrar a proteção facial - Getty Images
Restaurante em Paris, na França: Casas já exigem o passaporte da vacina e, portanto, não precisarão cobrar a proteção facial Imagem: Getty Images

da AFP, em Paris

12/02/2022 08h18

Os cidadãos da França não serão mais obrigados a partir de 28 de fevereiro a usar a máscara em bares e restaurantes, assim como em outros espaços fechados que exigem o passaporte sanitário para acessar, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (11).

"O passaporte de vacinação nos permite, em um contexto no qual a pressão epidêmica se reduz com força (...), levantar a obrigação de usar máscara em estabelecimentos que recebem público", disse à AFP o ministro da Saúde, Olivier Véran.

A máscara, cujo uso em ambientes externos deixou de ser obrigatório em 2 de fevereiro, também não será em outros lugares fechados onde se exige o passaporte de vacinação, como cinemas, bares ou feiras. Mas continuará obrigatória nos transportes.

Desse modo, a França continua sua desescalada das restrições sanitárias. A partir de 16 de fevereiro, está prevista a reabertura das casas de festas, fechadas desde 10 de dezembro.

Segundo dados das autoridades sanitárias, a propagação da covid-19 na França desacelerou na primeira semana de fevereiro, com uma taxa de incidência 29% menor, e a situação nos hospitais também está melhorando.