Topo

Capital do México entra no Guinness como cidade 'mais conectada' do mundo

Palácio Bellas Artes, na Cidade do México - David Carballar/Unsplash
Palácio Bellas Artes, na Cidade do México Imagem: David Carballar/Unsplash

da AFP, no México

11/11/2021 10h15

A Cidade do México foi reconhecida nesta quarta (10) pela organização Guinness como a "cidade mais conectada do mundo" por ter o maior número de pontos de acesso sem fio (wi-fi) públicos gratuitos.

Carlos Tapia, jurado oficial do Guinness World Records para o México e América Latina, entregou o prêmio à prefeita Claudia Sheinbaum em uma cerimônia realizada aos pés do Anjo da Independência, símbolo turístico da cidade.

O Guinness "certifica o governo da Cidade do México pelo maior número de 'hotspots' na mesma rede de wi-fi gratuita, com um número total de 21.500", anunciou Tapia.

Depois de receber o reconhecimento, Sheinbaum disse que a vasta rede de pontos de ligação gratuitos visa "criar o direito à Internet para todos", especialmente para aquelas famílias com recursos limitados que não dispõem do serviço em casa.

Os pontos de conexão estão distribuídos em boa parte da cidade de 9,2 milhões de habitantes, principalmente no transporte público, embora às vezes a conexão seja difícil porque a rede está saturada.

Durante o fechamento de escolas devido à pandemia da covid-19, histórias de alunos que conseguiam acompanhar as aulas online graças a esse serviço gratuito foram disseminadas nas redes sociais.

A Cidade do México, uma das cidades mais populosas do mundo que, junto com os municípios dos estados vizinhos, abriga mais de 20 milhões de pessoas, é detentora de vários recordes do Guinness.