Topo

Seleção feminina de vôlei do Brasil eleita a melhor equipe de Londres-2012

Jogadoras comemoram a conquista do bicampeonato olímpico em Londres - AP Photo/Chris O"Meara
Jogadoras comemoram a conquista do bicampeonato olímpico em Londres Imagem: AP Photo/Chris O'Meara

Da Reuters, em Bancoc (TAI)

07/11/2014 16h50

A campanha da seleção brasileira feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, rendeu a medalha de ouro e o bicampeonato da competição à equipe.

Agora, mais de dois anos depois, o time comandado por José Roberto Guimarães também foi eleito o melhor de todos da Olimpíada.

A premiação foi dada após eleição feita pela Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc, pela sigla em inglês) que relembrou as principais equipes e atletas na ocasião e também elegeu os destaques dos Jogos de Inverno realizados em Sochi, na Rússia, no início deste ano.

O ouro conquistado pelas brasileiras veio depois de uma trajetória complicada. Com uma classificação suada na primeira fase, a equipe bateu a Rússia nas quartas de final, antes de eliminar o Japão na semifinal e vencer os EUA de virada na partida decisiva.

A melhor equipe masculina foi a seleção francesa de handebol, que também conquistou seu segundo ouro consecutivo.

Nas homenagens individuais, os escolhidos foram o meio-fundista queniano David Rudisha e a mesa-tenista chinesa Li Xiaoxia.

Os premiados pelos Jogos de Inverno de Sochi foram o biatleta norueguês Ole Einar Bjoerndalen e a patinadora holandesa Irene Wust.

Nesta primeira cerimônia de gala da Anoc, sediada em Bancoc, na Tailândia, os homenageados foram escolhidos por um comitê designado pela entidade, mas no futuro a decisão será do público, que votará em seus preferidos. A ideia da associação é fazer da premiação o "Oscar dos esportes olímpicos".