Topo

Brasil tem série de vitórias interrompida, perde para Polônia e segue em 2º na Liga Mundial

Bloqueio polonês interrompe ataque brasileiro; jogada rival funcionou neste domingo - Divulgação/FIVB
Bloqueio polonês interrompe ataque brasileiro; jogada rival funcionou neste domingo Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

03/06/2012 18h18

A seleção brasileira masculina de vôlei teve interrompida sua série de três vitórias seguidas, neste domingo, em Katowice, na Polônia, ao cair para os donos da casa por 3 sets a 2, parciais de 26-24, 23-25, 25-23 e 23-25 e 15-10, resultado que manteve o time na segunda colocação do Grupo B da Liga Mundial.

O duelo foi válido pela segunda rodada da segunda semana da competição.  A equipe do técnico Bernardinho tem três vitórias e três derrotas. Dois dos resultados negativos foram contra os poloneses, líderes da chave, com 14 pontos. O Brasil segue em segundo, com 12. O Canadá tem seis, e a Finlândia, quatro.


Todos os quatro países da chave serão sede de uma etapa em que todos jogam contra todos em um final de semana. A primeira foi disputada em Toronto, no Canadá. Lá, o Brasil perdeu duas, para Polônia e Canadá, ambas por 3 sets a 2, e venceu a Finlândia, por 3 sets a 1.

A próxima rodada será realizada justamente no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 8, 9 e 10 de junho. 

No jogo de hoje, o começo do primeiro set teve muito equilíbrio e revezamento na liderança do placar. A maior diferença, um 13 a 10 para o time da casa, obrigou Bernardinho a pedir tempo. O Brasil melhorou, e o marcador voltou a ficar parelho.

Com apostas em saques fortes, os poloneses cometiam erros, mas dificultavam muito a recepção brasileiro. Na base dessa tática, fechou em 26-24 com um ace.

No segundo set, o Brasil passou a distribuir melhor as jogadas e não telegrafar tanto as jogadas. Dificultou o bloqueio polonês, que funcionou menos. Em novo set equilibrado, o Brasil fechou em 25-23.

O terceiro set voltou a ter muitos erros das duas equipes, e o Brasil falhou mais nos momentos decisivos ao não aproveitar alguns contra-ataques. Os poloneses fecharam em 25-23.

A derrota parcial por 2 a 1 fazia com que o Brasil não conseguisse a liderança mesmo que vencesse por 3 sets a 2. O time de Bernardinho parecia entregue e ficou atrás do placar quase o tempo todo, mas com uma reação impressionante, fechou em 25-23.

Mas, no quinto set, o Brasil foi mal e perdeu facilmente ao cair por 15 a 10.