Topo

Podcast

UOL São Paulo

O podcast para o torcedor tricolor


ANÁLISE

UOL São Paulo #11: Pressão por título é prejudicial no momento, diz Turíbio

Do UOL, em São Paulo

11/05/2021 16h00

Em meio à pandemia, os clubes têm enfrentado uma maratona de jogos. O São Paulo começou a sentir os efeitos desta sequência massacrante, com as lesões de Daniel Alves, Luciano e Eder. Os três jogadores desfalcam a equipe em um momento decisivo, com a reta final do Paulistão e a definição da classificação para as oitavas de final da Libertadores.

No podcast UOL São Paulo #11 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes e o repórter Thiago Fernandes conversaram com Turíbio Leite de Barros, que foi fisiologista do Tricolor por mais de duas décadas. Ele explicou como a pressão por títulos pode comprometer os planos para a temporada, já que exige um esforço físico além do limite.

"Essa pressão pela falta de títulos é tremendamente prejudicial a um momento como esse. Se o São Paulo tivesse ganhado o Paulista no ano passado, era um momento para deixar esse Paulista como segunda opção, com menor importância, e priorizar a Libertadores. Qual treinador vai arriscar a perder um jogo decisivo com toda a pressão que existe por título e até comprometer a permanência dele no clube?", apontou Turíbio.

Para o fisiologista, o São Paulo corre risco de comprometer seu desempenho em campeonatos posteriores ao desgaste de seus principais jogadores logo no começo da temporada. "É o preço que vai ter que ser pago. Tem que torcer muito para não ter nenhuma lesão séria, e a possibilidade de isso acontecer aumenta. O atleta mais desgastado tem dificuldade para se defender de momentos em que um gesto esportivo inadequado provoca uma lesão de ligamento, uma fratura por estresse", comentou.

Sobre a maratona de jogos causada por um calendário apertado, Turíbio acha que faltou discutir de forma mais aprofundada uma solução para que os atletas não fossem submetidos a uma rotina tão intensa. "Tinha uma pressão muito grande para se resolver o mais rápido possível esse reinício de campeonato. Precisaria ter havido uma discussão mais global. Tem que incluir a Conmebol nessa planificação, ou a própria Fifa. Precisaria de algo com mais participação, mostrando os problemas que determinado país vai ter por causa do calendário", completou.

Ouça o podcast UOL São Paulo e confira como foi o bate-papo completo com Turíbio, que também falou sobre calendário e sua passagem pelo Tricolor.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL São Paulo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.