Topo

Podcast

UOL São Paulo

O podcast para o torcedor tricolor


OPINIÃO

UOL São Paulo #23: Tricolor se incomoda com erros do VAR

Do UOL, em São Paulo

03/08/2021 16h00

O VAR roubou a cena no clássico entre São Paulo e Palmeiras no último sábado pelo Brasileirão, e que terminou com um empate por 0 a 0. O pênalti revogado em Marquinhos e, principalmente, a anulação do gol contra de Gustavo Gómez por impedimento de Miranda (veja os lances aqui) revoltaram a diretoria tricolor, que promete ir à CBF para reclamar da arbitragem de vídeo.

No podcast UOL São Paulo #23 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes , o colunista Menon e o setorista Brunno Carvalho comentam as polêmicas interferências do árbitro de vídeo no Choque-Rei e criticaram as decisões tomadas no jogo.

"Para mim, foi um erro grotesco, absurdo. O MIranda está na frente do Patrick. A bola passa pelos dois. Não sei como ele pode ter interferido. Se ele estivesse atrás do Patrick, poderia impedi-lo de saltar. A bola não encostou em ninguém e sobrou para o Gustavo Gómez ir super mal na bola e fazer um gol contra. É mais uma do VAR brasileiro, que caça erro. O Péricles Bassols já tinha se aposentado e voltou para ser VAR. O cara quer mostrar que está vivo e fica procurando coisa", criticou Menon, citando o árbitro responsável pelo VAR no clássico.

Carvalho disse que a diretoria do São Paulo vai tomar uma atitude depois do que ocorreu no clássico, principalmente com relação aos dois lances já citados. "O [Carlos] Belmonte [diretor de futebol] prometeu enviar um documento para a CBF criticando as ações recentes do VAR em jogos do São Paulo. São sete intervenções que o VAR teve até agora desde o começo do Brasileirão. Algumas são justas e outras polêmicas. O próprio Belmonte falou que algumas delas estavam certas, mas essas duas foram absurdas, na visão dele", comentou.

A demora na análise dos lances com o auxílio da arbitragem de vídeo também irrita Menon. "O VAR, além de não decidir corretamente se foi ou não, ainda rouba tempo do jogo. Aquele pênalti é tão fácil de resolver. É evidente que tem a mão do Gómez no Marquinhos. O cara olha e, em 30 segundos, vê se essa mão o derrubou ou se não tem força para isso e acabou. Leva 5min40 para decidir. É muito VAR mal feito",

Carvalho destacou outra interferência do VAR que irritou os são-paulinos. "A ideia é protestar contra Luiz Flávio de Oliveira [árbitro da partida] e Péricles Bassols [responsável pelo VAR] e mostrar as coisas que o São Paulo entende que foram erradas no jogo. Desses sete lances, o que o São Paulo mais reclama é do Rodrigo Nestor contra a Chapecoense. Inicialmente, o árbitro havia dado cartão amarelo, foi para o VAR e transformou em vermelho. O São Paulo estava ganhando e tomou o empate. Esse é o que o São Paulo mais se incomoda", completou.

Ouça o podcast UOL São Paulo e confira também a discussão sobre as constantes lesões e como o clube trabalha para resolver o problema.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL São Paulo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.