Topo

ANÁLISE

Arnaldo Ribeiro: Mundial deste ano é um obstáculo ainda maior para o Bayern

Do UOL, em São Paulo

07/02/2021 04h00

A cada ano de disputa do Mundial de Clubes, os clubes europeus não dão a mesma importância à competição que os sul-americanos e na edição atual há outros fatores, como o calendário, com o Bayern de Munique tendo jogado ainda na sexta-feira (5) pelo Campeonato Alemão, com vitória sobre o Hertha Berlim, antes de viajar a Doha, para enfrentar o Al-Ahly, do Egito, na semifinal da competição organizada pela Fifa.

No podcast Posse de Bola #97, Arnaldo Ribeiro cita a questão do calendário e a proximidade do mata-mata da Liga dos Campeões, com o time alemão enfrentando a Lazio no dia 23, como fatores que tornam o Mundial um percalço na temporada.

"Vai chegar às vésperas da estreia dele na segunda-feira, o Bayern de Munique desta vez tem uma coisa muito diferente em relação aos outros Mundiais, há o mata-mata da Champions League, que normalmente acontece nesse período, vai suceder o Mundial, o Bayern tem dez dias depois para começar a jogar o mata-mata da Champions League com a Lazio", diz Arnaldo.

"Normalmente, o europeu que chega para disputar o Mundial, ele tem um mês, 45 dias para jogar o mata-mata da Champions League, quando o Mundial é em dezembro, não tem essa preocupação. O Bayern tem uma folga na liga dele, na Bundesliga, mas a prioridade, é óbvio que a prioridade do Bayern é a Champions League é defender o título e nesse percurso", completa.

O jornalista lembra que nas edições disputadas em dezembro do Mundial, já não há uma grande mobilidade dos clubes europeus, e no caso atual do Bayern a situação fica ainda pior, embora o time entre no Mundial para ser campeão.

"O Mundial é um percalço, é um obstáculo na sequência que o Bayern tem em vários campeonatos. É mais do que normalmente é para o europeu em dezembro, nesse momento da temporada que é mais reta final e início de mata-mata da Champions League, é mais obstáculo, é mais percalço do que é normalmente quando o Mundial é em dezembro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.