Topo

Arnaldo: Copa do Brasil pode ser última chance para turma antiga de Renato

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 04h00

O Grêmio foi eliminado da Libertadores ao perder de goleada pelo segundo ano seguido, desta vez nas quartas de final, contra o Santos, mas já volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro hoje, às 19h, contra o Sport e tem na próxima quarta-feira o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil contra o São Paulo, em Porto Alegre.

No podcast Posse de Bola #83, Arnaldo Ribeiro analisa a situação do Grêmio e acredita que a principal aposta do time de Renato Portaluppi deve passar a ser a Copa do Brasil, que se apresenta como uma opção mais viável de conquista devido ao estágio em que o time já se encontra na competição, enquanto está mais distante dos líderes no Brasileirão.

"Eu acho que, já rotineiramente o Renato privilegia as copas, e agora ele vai jogar todas as fichas na Copa do Brasil. Mas é aquilo, no Brasileiro desse ano, a coisa tão embolada e sem uma garantia de G8, como foi no ano passado, aquelas vagas quilométricas, eu acho que ele não pode largar o Brasileiro", diz Arnaldo.

"Digo isso porque entre a eliminação e o primeiro jogo com o São Paulo pela Copa do Brasil tem uma viagem a Recife para jogar com o Sport, é um deslocamento que não é simples. E eu acho que em caso de classificação para a semifinal da Libertadores, nem o Renato iria para o Recife. Agora não é só pela questão da eliminação da Libertadores e do Brasileiro, se não der título, você ter que ficar na zona de classificação para a Libertadores, é uma questão de honra, não dá para o Grêmio, depois de ser amassado 'olha, eu não vou para Recife', não dá", completa.

O jornalista também vê o confronto com o São Paulo e a possibilidade de conquista da Copa do Brasil como uma última chance de um título grande para jogadores que estão há mais tempo no clube, desde o início do trabalho atual de Renato, o mais longevo treinador na elite do futebol brasileiro, no cargo desde 2016.

"Talvez seja esse confronto com o São Paulo pela Copa do Brasil a última oportunidade daquela turma Renato, Geromel, Kannemann, Maicon, essa turma que está há muito tempo, desse o ciclo desse time, que tem os jovens que deram revitalizada, mas tem muita gente lá desde o começo, o Cortez", diz Arnaldo.

"Então acho que o Renato vai trabalhar um pouco nesse sentido, a última cartada e acho que o Grêmio vai com tudo, enquanto o São Paulo vai estar dividido evidentemente nas duas frentes, o São Paulo tem o Fluminense no meio do caminho entre as duas partidas e não dá para agora líder do campeonato rifar o jogo do Maracanã", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.