Topo

Di Grassi se envolve em engavetamento: nunca vi uma pancada com 12 carros

Do UOL, em São Paulo

18/11/2017 09h42

Teve carro parando sobre o teto de outro em um acidente espetacular que envolveu 12 carros na prova de Macau (China) da Copa do Mundo FIA GT realizada neste sábado. O piloto que parou sobre uma BMW foi o brasileiro Lucas di Grassi. A batida ocorreu logo na primeira volta, quando um piloto bateu na proteção lateral e bloqueou a estreita pista. Os demais não tiveram chance de parar.

“Eu não me lembro de ver algo assim na minha carreira, nunca vi um acidente com 12 carros”, afirmou di Grassi ao site Motorsport. Em seguida, o piloto explicou. “Mas naquela curva, na primeira volta, com os carros muito próximos era muito difícil para qualquer pessoa evitar”.

O brasileiro contou que a natureza da curva, bastante fechada, não permite que se veja o que está a frente. No acidente, foram envolvidos carros que são sonho de consumo como BMW, Mercedes, Porsche e Audi.

O super engavetamento começou com quarto lugar Daniel Juncadella acertando a barreira de proteção na curva Police, uma das mais estreitas do circuito. O piloto que vinha atrás conseguiu desviar, mas Laurens Vanthoor encheu a traseira do carro e bloqueou a pista dando início a uma sequência de colisões. Di Grassi só lembra que bateu no carro da frente e depois foi atingido na traseira.

“Então meu carro foi indo para cima e para cima. Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu terminei em cima do teto da BMW de Marco (Wittmann’s). Depois, pulei em cima do carro dele e em seguida pulei para o chão.

Com tantos carros envolvidos no acidente a bandeira vermelha foi acionada e demorou cerca de meia-hora para a corrida recomeçar. A relargada foi feita com apenas oito competidores. O brasileiro disse que Macau tem um traçado que dificultam a pilotagem. “Nesta situação, mesmo que você seja cuidadoso, não consegue evitar acidentes. Não é uma questão de gestão de risco, é uma questão de sorte.