Topo

Entre lágrimas por fim da dupla, Prada confirma voltas dele e de Scheidt às classes de origem

Robert Scheidt e Bruno Prada exibem medalha de bronze no pódio em Londres - REUTERS/Benoit Tessier
Robert Scheidt e Bruno Prada exibem medalha de bronze no pódio em Londres Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Júlia Caldeira

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 18h02

Robert Scheidt anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, que irá, por enquanto, deixar parceria de 11 anos com Bruno Prada na classe Star e retornará à Laser, em que já ganhou mais de 140 títulos. Ao falar sobre o fim da dupla, Prada não conteve a emoção e chorou.

O motivo do fim da parceria é uma decisão tomada pela Federação Internacional de Vela (Isaf, sigla em inglês), sobre excluir  a classe em que a dupla compete, a Star, dos Jogos Olímpicos.

Na categoria Laser, Scheidt foi medalhista olímpico três vezes (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e prata em Sidney/2000) e já conquistou mais de 140 títulos, entre eles10 mundiais e três panamericanos.

Juntos, os velejadores conquistaram, além do bronze em Londres, medalha de prata em Pequim/2008, foram tricampeões mundiais e venceram a Copa do Mundo de Vela em 2011.

Apesar de lamentar a possibilidade de não competir ao lado de Scheidt em 2016, Prada reforçou fidelidade à dupla. "Queria deixar claro para todo mundo que a dupla não vai acabar. Podemos nos separar para os Jogos Olímpicos, mas a dupla é eterna. Sempre que pudermos competir juntos nós iremos", declarou.

Já quando questionado sobre o que deixará saudades da parceria, o velejador, emocionado, ficou sem palavras. "Depois eu falo, espera aí", disse, chorando.

Scheidt, então, assumiu o microfone, explicou o que iria deixar saudades, mas também quase caiu em lágrimas. "Acho que a competição em dupla é um projeto muito divertido. Quando você compete no individual, você fica muito sozinho, treina sozinho, fica sozinho no barco. Em dupla não, você conhece muita gente, faz muitas amizades...", disse.

Emocionado, parou por um minuto, apontou para o colega e, com os olhos marejados, disse: "Ele (Prada) está me contagiando". Após respirar fundo concluiu, otimista: "Acho que de repente isso volta, vamos ver".

Aos 41 anos de idade, Bruno Prada, com o fim da dupla, voltará a disputar na sua classe de origem, a Finn. Para isso, porém, o velejador terá que perder 10 quilos até o fim do ano. A primeira competição na categoria será disputada em janeiro de 2013, em Miami.

Mais novo, aos 39, Scheidt competirá na classe Laser, mas prefere não falar no futuro por enquanto. "Temos que mastigar mais a medalha, aproveitar um pouco mais", disse.