Verstappen bate Leclerc no Barein e conquista primeira pole do ano na F-1

Por Abhishek Takle

SAKHIR, Barein (Reuters) - Atual tricampeão mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, bateu nesta sexta-feira o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e obteve a primeira pole position da temporada 2024 da categoria, apesar de o rival ter estabelecido a volta mais rápida da sessão classificatória.

O piloto de 26 anos assegurou o primeiro lugar do grid com uma volta em 1min29s179, na sessão final da classificação. A melhor volta de Leclerc, 1min29s165, foi mais rápida, mas ele fez esse tempo no Q2 e não conseguiu repeti-lo no Q3.

“A pista tinha muita aderência, mas, com o vento, ficou difícil fazer uma volta inteira limpa”, disse Verstappen, vencedor de 19 das 22 provas do ano passado. Foi a 33ª pole da sua carreira. “O Q3 foi complicado, mas estou feliz por estar na pole. Para ser honesto, foi até um pouco inesperado, mas na classificação o carro correspondeu.”

Os treinos anunciavam que haveria equilíbrio na pista, e a sessão classificatória confirmou esse prognóstico. George Russell ficou na terceira posição com sua Mercedes, colocando três equipes diferentes nas primeiras colocações do grid.

Carlos Sainz foi o mais rápido do Q1, mas vai largar em quarto. O bicampeão mundial Fernando Alonso sairá em sexto.

“Estou um pouco decepcionado. Fizemos uma boa classificação, mas foi complicado até agora”, disse Leclerc. “Estamos em um melhor lugar do que no ano passado.”

Companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez sairá em quinto. O heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que iniciou sua última temporada na Mercedes antes de se transferir para a Ferrari em 2025, ocupará o nono lugar no grid.

(Reportagem de Alan Baldwin in London)

Deixe seu comentário

Só para assinantes