Topo

'Não tenho que pedir perdão', diz Suárez sobre jogo com Gana em 2010

Luis Suárez, do Uruguai, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (01). - PABLO PORCIUNCULA/AFP
Luis Suárez, do Uruguai, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (01). Imagem: PABLO PORCIUNCULA/AFP

01/12/2022 12h16

O atacante da seleção do Uruguai Luis Suárez se recusou a pedir desculpas aos ganeses nesta quinta-feira (01) por seu papel na eliminação de Gana na Copa do Mundo de 2010, argumentando que não foi a bola que tirou em cima da linha com a mão - que daria o gol da vitória à seleção africana - que impediu a equipe de chegar à semifinal, mas sim o pênalti desperdiçado na sequência.

Uma vitória de Gana contra o Uruguai na partida final do Grupo H da Copa do Mundo deste ano no Qatar, na sexta-feira (02), pode vingar a dolorosa derrota para os sul-americanos em 2010, quando, após desperdiçar a penalidade cometida por Suárez - que foi expulso no lance -, Gana perdeu na decisão por pênaltis.

Um repórter perguntou a Suárez se ele pediria desculpas a uma nação que o considerava "El Diablo".

"Não peço desculpas por isso... Mas o jogador vai perder um pênalti", disse ele, respondendo em inglês.

"Talvez eu possa dizer que pediria desculpas se eu machucasse o jogador e levasse um cartão vermelho", disse.

"Mas nesta situação eu levo um cartão vermelho e o árbitro dá a penalidade. Isto não é culpa minha, porque eu não errei."

"Não é minha responsabilidade cobrar o pênalti", acrescentou ele.

Luis Suárez faz defesa para evitar gol de Gana nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. - Michael Steele/Getty Images - Michael Steele/Getty Images
Luis Suárez faz defesa para evitar gol de Gana nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010.
Imagem: Michael Steele/Getty Images

A amargura continua enraizada entre os torcedores de Gana por causa do incidente em Joanesburgo há 12 anos, que negou a Gana a façanha de ser a primeira seleção africana a chegar às semifinais de uma Copa do Mundo.

Uma vitória em Al Wakrah levará a seleção ganesa às oitavas de final no Qatar, mas eles ainda podem avançar com um empate se Portugal, que já se classificou, vencer a Coreia do Sul.

A equipe de Gana parecia menos interessada em rotular Suárez como vilão, no entanto, e disse que o jogo de sexta-feira com o Uruguai não é sobre vingança.

"O que aconteceu há alguns anos será sempre história que está em nossa mente. Mas este é um jogo totalmente diferente", disse Thomas Partey, meio-campista ganês que atua no inglês Arsenal.

Exasperado por uma sucessão de perguntas sobre Suárez, o técnico de Gana, Otto Addo, disse que o público via o jogo como uma chance de acertar contas, mas para sua equipe se tratava apenas da classificação.

Referindo-se à bola tirada com a mão por Suárez, ele disse que a derrota de 2010 foi um dia muito triste para Gana, mas as equipes precisam de jogadores que façam sacrifícios.

"É tudo uma questão de perspectiva. Se o mesmo incidente tivesse acontecido ao contrário e Gana tivesse ido para as semifinais, todos diriam ok, é normal que um jogador faça tudo o que puder", disse ele.

"Isto é o que desejo de todo jogador, fazer tudo o que puder para ajudar sua equipe a se classificar e às vezes se sacrificar recebendo um cartão vermelho."

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2758 votos
58,74%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,68%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,46%
Susana Vera/Reuters