Topo

Brasil conquistará a Copa do Mundo no Qatar, preveem analistas de mercado

Neymar comemora gol marcado pela seleção brasileira em amistoso contra a Tunísia. - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Neymar comemora gol marcado pela seleção brasileira em amistoso contra a Tunísia. Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

11/11/2022 10h00

O Brasil é o favorito para conquistar a Copa do Mundo pela sexta vez no torneio que começa em 20 de novembro no Qatar, segundo uma pesquisa da Reuters que previu corretamente o campeão pela última vez em 2010.

A pesquisa global com 135 analistas de mercado que acompanham o futebol em todo o mundo se alinha com as casas de apostas, e afirma que o Brasil vencerá o Mundial pela primeira vez desde 2002.

Quase metade dos entrevistados espera que o Brasil vença, enquanto 30% estão divididos igualmente entre França e Argentina. Alemanha, Inglaterra e Bélgica também tiveram pontuações altas.

"O Brasil tem uma grande chance desta vez devido à profundidade e variação em seu ataque, juntamente com a experiência de Casemiro (no meio-campo) e Thiago Silva na defesa", disse Garima Kapoor, economista da Elara Capital.

O talento do elenco brasileiro foi destaque nos resultados da pesquisa, com nomes como Neymar e Vinícius Jr, que tiveram um início de temporada brilhante em seus clubes, juntamente com a dupla de goleiros Alisson e Ederson também em alta performance.

"Atribuímos uma probabilidade de 17% de o Brasil vencer o torneio, o que se traduz em chances de 1 para 5", escreveu Peter Dixon, chefe de risco para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da Fitch Solutions.

Dixon colocou a Alemanha em segundo lugar com 11% (1 de 8) e a França em terceiro com 8% (1 de 11).

A EA Sports, criadora da franquia de jogos Fifa e que previu corretamente os vencedores dos três últimos Mundiais ao simular todas as 64 partidas em seu jogo, disse que a Argentina conquistará o torneio.

Quase 50% das respostas da pesquisa vieram da Europa, seguida pela América do Norte e Ásia, com cerca de 15% cada. As previsões sul-americanas representaram pouco mais de 10% e o restante foi da África, Austrália ou Nova Zelândia.

A vitória da Espanha no torneio de 2010 na África do Sul foi a última prevista corretamente pela pesquisa da Reuters. Economistas não previram o quarto título da Itália em 2006 ou os dois últimos conquistados por Alemanha e França.

Quase metade dos entrevistados está dividido entre apostar em Lionel Messi ou Neymar, companheiros de equipe no PSG, como vencedor da Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador do torneio. O craque argentino venceu pela última vez há oito anos, na edição disputada no Brasil.

Outro atleta do PSG, Kylian Mbappé, foi apontado como o mais provável artilheiro do Mundial e, portanto, vencedor do prêmio Chuteira de Ouro.