Topo

Incidentes entre torcedores e policiais abalam despedida de Maradona na Argentina

26/11/2020 17h38

BUENOS AIRES (Reuters) - Incidentes violentos foram registrados entre fãs de futebol e a polícia argentina nesta quinta-feira, à medida que uma multidão formava uma fila de quilômetros no centro de Buenos Aires aguardando para prestar uma última homenagem ao astro Diego Maradona, morto na quarta-feira após uma parada cardíaca.

As forças policiais dispararam balas de borracha e gás lacrimogêneo, enquanto milhares de fanáticos se desesperavam na tentativa de se despedir de Maradona, cujo corpo era velado na Casa Rosada antes de ser transportado para o local do enterro.

"Estávamos tranquilos formando a fila e, de repente, a polícia começou a atirar balas de borracha. Uma loucura, só quero me despedir de Diego", disse Rubén Hernández, de 35 anos, à Reuters.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira uma multidão de torcedores e personalidades do esporte e da política se aproximou da Casa Rosada para o velório de Maradona, que tinha 60 anos.

A cerimônia, que permite aos argentinos passar em frente ao caixão onde está o corpo do ídolo, começou pela manhã e tinha previsão de terminar às 16h (horário local).

No entanto, a fila de pessoas que desejavam ingressar à Casa Rosada ainda se estendia por mais de 2 quilômetros, gerando a previsão de atraso para o traslado a um cemitério de Bella Vista, um dos subúrbios de Buenos Aires.

(Por Maximilian Heath e Jorge Otaola)