Topo

Times da liga italiana concordam que temporada deve ser finalizada

Assentos vazios no Allianz Stadium, da Juventus, antes de partida a portas fechadas - Massimo Pinca
Assentos vazios no Allianz Stadium, da Juventus, antes de partida a portas fechadas Imagem: Massimo Pinca

Brian Homewood

Da Reuters, em Roma

21/04/2020 14h20

Os vinte times do campeonato italiano superaram as diferenças e concordaram de forma unânime que devem tentar finalizar a temporada 2019-20, hoje suspensa por causa do surto de Covid-19.

Anteriormente, vários clubes, incluindo Sampdoria e Torino, haviam se recusado a continuar, e o Brescia foi mais longe ao dizer que preferia perder partidas a voltar aos gramados.

Mas a liga italiana disse em um comunicado divulgado nesta terça-feira que agora todos concordam em tentar concluir a temporada interrompida em 9 de março.

"A assembleia geral da Serie A se reuniu na manhã de hoje e confirmou, com uma votação unânime de todos os 20 clubes conectados por videoconferência, a intenção de finalizar a temporada de futebol 2019-2020, se o governo permitir que ela aconteça", informou o comunicado.

O texto acrescentou que a retomada dos jogos ocorrerá "cumprindo os protocolos médicos para a proteção dos jogadores e todos os profissionais".

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) disse querer que a temporada termine, ainda que se estenda até o outono, e espera que os times possam começar a treinar em maio, embora ainda não haja indício de quando, ou se, o governo permitirá que as partidas voltem a ser disputadas.

Autoridades da FIGC e da liga italiana devem se reunir com representantes do governo na quarta-feira.

A FIGC disse que, se a temporada fosse simplesmente cancelada, poderia haver uma "avalanche de litígios" de clubes que se sentiriam lesados.

Ainda há 12 das 38 rodadas a serem disputadas, e vários times também têm partidas pendentes de rodadas anteriores.

A Juventus lidera com 63 pontos de 26 jogos, um à frente da Lazio, enquanto Lecce, SPAL e Brescia ocupam as três posições da zona de rebaixamento.