Topo

Recurso de Platini é rejeitado e banimento do mundo do futebol continua

Michel Platini tentou reverter suspensão de 4 anos imposta pela Fifa - Fabrice COFFRINI / AFP
Michel Platini tentou reverter suspensão de 4 anos imposta pela Fifa Imagem: Fabrice COFFRINI / AFP

Hardik Vyas

Da Reuters, em Bangalore

05/03/2020 12h00

Michel Platini, ex-presidente da UEFA, perdeu o recurso apresentado ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos contra seu afastamento de quatro anos do esporte. A corte anunciou hoje, (05), que uma comissão de sete membros rejeitou o pedido de Platini contra a decisão de 2015 da Fifa e insistiu que seus direitos humanos não foram violados.

"O tribunal determinou em particular que, tendo relação com a seriedade da má conduta, a posição superior mantida pelo senhor Platini nas entidades governantes do futebol e a necessidade de restaurar a reputação do esporte e da Fifa, a sanção não pareceu excessiva ou arbitrária", disse a corte em um comunicado.

Platini foi banido do futebol por oito anos pela entidade que comanda o futebol mundial, assim como Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa. Os dois negaram irregularidades.

O afastamento foi resultado de um pagamento de US$ 2,10 milhões de dólares — cerca de R$ 9.718.800,00 — feito pela Fifa ao francês em 2011, com a aprovação de Blatter, por trabalhos realizados uma década antes. A punição de Platini foi reduzida para quatro anos após uma apelação ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).