Topo

Barcelona aposta em Coutinho rejuvenescido em confronto com Valência

31/01/2019 13h42

MADRI (Reuters) - Desde que migrou para o Barcelona, atual líder do Campeonato Espanhol, pouco mais de um ano atrás, Philippe Coutinho vem passando por altos e baixos na Catalunha.

O meio-campista brasileiro causou alvoroço quando trocou o Liverpool pelo Barça pelo valor recorde de 142 milhões de libras esterlinas e foi visto como um substituto de longo prazo de Andrès Iniesta, ex-titular da seleção espanhola.

Mas poucas vezes Coutinho repetiu no Nou Camp as atuações que fez na liga inglesa, ficando à sombra de outro contratado caro, Ousmane Dembelé.

A contusão do francês aumentou a pressão para Coutinho elevar o nível de seu jogo, e finalmente ele começou a mostrar um vislumbre de seu verdadeiro potencial.

Os dois gols que fez vitória de 6 x 1 sobre o Sevilha na partida de volta da Copa do Rei no meio da semana foram seu melhor desempenho com a camisa do time, e os torcedores esperam mais do mesmo quando o clube receber a visita do também semifinalista Valência no sábado.

"Ele é um jogador corajoso que sempre tenta coisas e se arrisca", disse o técnico Ernesto Valverde sobre seu número sete.

"Esperamos que esta atuação seja algo que possa lhe dar mais confiança".

"Agora temos um jogo contra um time que também teve uma partida intensa na Copa, e há pouco tempo para se recuperar. Terei que escalar uma equipe para conseguir os três pontos, e sabemos que na semana que vem também teremos outro jogo."

O Valência decepcionou na primeira metade da temporada, mas quatro vitórias em cinco jogos em todas as competições, incluindo uma já nos acréscimos da disputa com o Getafe na Copa do Rei, levaram o time à sétima colocação da liga espanhola.

O terceiro colocado Real Madrid, que está 10 pontos atrás do líder Barça, recebe o quinto colocado Alavés no domingo. Gareth Bale se recuperou de sua lesão mais recente na semana passada e deve brigar por sua posição na linha de frente ao lado de Karim Benzema.

Mas ainda há dúvidas sobre o futuro do meio-campista Isco e do lateral Marcelo, já que ambos têm jogado pouco no Bernabéu desde que o argentino Solari assumiu o comando.

Álvaro Morata, ex-atacante do Chelsea, deve fazer sua estreia no Atlético de Madri quando o clube visitar o Bétis no domingo, enquanto a Real Sociedad recebe o Atlhletic Bilbao para o clássico basco um dia antes.

(Por Joseph Cassinelli)