Topo

Catar chega à final da Copa da Ásia apesar de insultos de torcedores dos Emirados

29/01/2019 17h03

Por Nick Mulvenney

ABU DHABI (Reuters) - O Catar desafiou os torcedores locais que o alvejaram com sandálias e chegou à final da Copa da Ásia pela primeira vez graças a uma vitória de 4 x 0 sobre os anfitriões, os Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira, marcando uma decisão com o Japão em Abu Dhabi na sexta-feira.

Um gol de Boualem Khoukhi e o oitavo gol do atacante Almoez Ali no torneio deram ao Catar uma vantagem de 2 x 0 no primeiro tempo, e Hassan Al-Haydos e Hamid Ismail completaram a lavada nos últimos 10 minutos.

    Os Emirados esperavam chegar à final da Copa da Ásia pela segunda vez, mas parecem mais provável que recebam sanções, já que Ali foi atingido por calçados ao comemorar seu gol, assim como os autores dos dois últimos gols.

    "Acho que os jogadores estavam cientes de que seria duro por causa do público, mas acho que controlaram suas emoções muito bem", disse o técnico do Catar, Félix Sánchez.

    "Foi difícil para os jogadores, é normal comemorar em uma semifinal, e acho que foram só algumas pessoas que se comportaram de maneira inadequada, a maioria foi justa."

    A atmosfera pesada do boicote diplomático e comercial imposto por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barein e Egito sobre o Catar em 2017 se fez sentir no estádio – o hino nacional dos visitantes foi vaiado pela maioria do público de 38.646 espectadores.

    Mas a plateia silenciou aos 22 minutos, quando Khoukhi entrou a galope no campo dos Emirados e fez uma tentativa de chute a gol do canto da área que passou pelas mãos do goleiro Khalid Eisa.

    As ofensas pioraram nos acréscimos, quando o zagueiro Ismail Ahmed, dos Emirados, foi expulso após uma revisão do árbitro de vídeo que revelou uma cotovelada no rosto de Salem Al-Hajri antes de Hamid Ismail atingir Eisa pela quarta vez e desencadear uma chuva de garrafas.