PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Cuba fecha acordo com liga de beisebol dos EUA para evitar deserção de jogadores

20/12/2018 11h54

Por Daniel Trotta e Sarah Marsh

NOVA YORK/HAVANA (Reuters) - A MLB, principal liga de beisebol dos Estados Unidos, fechou um acordo histórico com a Federação de Beisebol de Cuba para permitir que jogadores cubanos sejam contratados por times norte-americanos sem precisar desertar, em uma tentativa de acabar com a prática de contrabandear atletas da ilha em lanchas.

A MLB, a federação cubana e a Associação de Jogadores da MLB disseram ter assinado o acordo na quarta-feira após três anos de negociações.

Segundo o texto, os times da MLB pagarão uma cláusula de liberação à Federação de Beisebol de Cuba por cada jogador contratado, fornecendo importantes recursos ao beisebol cubano, que vem sofrendo com reduções orçamentárias e a deserção de seus melhores atletas.

"Nosso principal objetivo neste acordo é proporcionar a jogadores de Cuba um caminho para as grandes ligas sem precisarem passar pelos os sofrimentos que muitos de nossos jogadores já vivenciaram", disse à Reuters Dan Halem, vice-comissário de administração e autoridade legal da MLB.

O acordo, que precisará ser renovado após e três anos, oferece à federação cubana os mesmos termos que a MLB tem com outras ligas de beisebol profissional pelo mundo.

Esporte