Topo

Tailandês Albon correrá pela Toro Rosso em 2019

26/11/2018 17h29

Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) - O tailandês Alexander Albon se tornará o primeiro piloto do país asiático a participar da era moderna da Fórmula 1 depois de a Toro Rosso, equipe que pertence à Red Bull, anunciar nesta segunda-feira que contratou o jovem piloto, nascido no Reino Unido, para a próxima temporada.

O piloto de 22 anos, que terá o russo Daniil Kvyat como companheiro de equipe, terminou na terceira colocação no Mundial de Fórmula 2 neste ano e iria competir pela Nissan na Fórmula E, composta apenas por carros elétricos.

O único outro tailandês que já correu na Fórmula 1 foi o milionário Birabongse Bhanuban, conhecido como Príncipe Bira, que disputou 18 grandes prêmios entre 1950 e 1954, tendo como melhor resultado uma quarta posição.

A chegada de Albon à categoria significa que o neo-zelandês Brendon Hartley, vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão mundial de enduro, perdeu a vaga.

O chefe da Toro Rosso, Franz Tost, disse que Albon, que deixou o programa de pilotos jovens da Red Bull em 2012, mostrou na Fórmula 2, categoria imediatamente abaixo da F1, que tem o que é necessário para pilotar no estágio superior.

"Ele venceu quatro corridas e terminou o campeonato em terceiro. O modo como ele é capaz de ultrapassar a maioria de seus adversários nas corridas mostra que ele está pronto e maduro para correr na Fórmula 1", disse o austríaco.

Albon também é um bom nome para a marca de energéticos da Red Bull, que teve origem na Tailândia com o falecido Chaleo Yoovidhya como co-fundador da companhia ao lado do austríaco Dietrich Mateschitz.

O vencedor da temporada da Fórmula 2, George Russell, e o vice-campeão, Lando Norris, ambos britânicos, também subirão para a Fórmula 1, ocupando vagas na Williams e na McLaren, respectivamente.