Topo

Hamilton garante a pole em sessão chuvosa para o GP da Bélgica

25/08/2018 12h05

Por Alan Baldwin

SPA-FRANCORCHAMPS, Bélgica (Reuters) - O líder da Fórmula 1, Lewis Hamilton, conquistou neste sábado a liderança para o Grande Prêmio da Bélgica, à frente do rival Sebastian Vettel .

    O piloto francês Esteban Ocon qualificou-se em um notável terceiro com a Force India, na primeira corrida da equipe com novo dono, com o companheiro de equipe mexicano Sergio Perez em quarto, após uma chuvosa sessão final.

    A pole position foi a quinta de Hamilton em Spa, um recorde, e a 78ª de sua carreira na F1.

    Após escorregar na grama, o campeão teve apenas uma volta rápida antes que o tempo acabasse, mas ele aproveitou.

    "Foi uma das sessões qualificatórias mais difíceis de que me lembro", disse Hamilton, que fez a pole na Bélgica na temporada passada e está com 24 pontos de vantagem sobre o também tetracampeão Vettel, a nove corridas para o fim da temporada.

    "Estávamos muito próximos, eu estava esperançoso, a Ferrari foi muito rápida nas retas, então a chuva chegou e não posso enfatizar o quão difícil foi.

    "A pista parecia seca em alguns lugares, mas na verdade estava molhada. Foi difícil, eu saí duas vezes, mas estou contente por ter conseguido", disse Hamilton.

    A corrida de domingo deve ser uma batalha entre os dois grandes rivais, com Vettel possivelmente tendo o carro mais veloz, após uma classificação que abalou o grid além dos dois contendores do campeonato.

    O companheiro de equipe de Vettel, Kimi Raikkonen, que venceu por quatro vezes em Spa, começa apenas em sexto, enquanto Valtteri Bottas, da Mercedes, vai alinhar na parte de trás do grid devido às penalidades acumuladas com a troca de motor.

    Os Red Bulls de Max Verstappen e Daniel Ricciardo qualificaram-se em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

    O francês Romain Grosjean colocou seu Haas em quinto lugar atrás do par Force India.