Topo

Thomas vence Volta da França pela primeira vez e estende hegemonia da Team Sky

29/07/2018 14h58

CICLISMO-FRANCA-VOLTA-THOMAS:Thomas vence Volta da França pela primeira vez e estende hegemonia da Team Sky

Por Julien Pretot

PARIS (Reuters) - O britânico Geraint Thomas estendeu neste domingo o domínio do Team Sky na Volta da França ao vencer o maior evento ciclístico do mundo e dar à equipe o sexto título em sete anos.

    Thomas teve uma performance praticamente perfeita e se tornou o terceiro britânico e membro do Team Sky a vencer a mais tradicional prova sobre bicicletas do mundo, igualando Bradley Wiggins (2012) e Chris Froome (2013, 2015, 2016, 2017).

    O holandês Tom Dumoulin ficou na segunda posição, pelo Team Sunweb, tendo ficado também com o vice no Giro d'Italia, vencido por Froome, que terminou em terceiro.

    O norueguês Alexander Kristoff venceu a última etapa, de 116km, de Houllies até a Champs-Elysees, em prova que teve Thomas experimentando champagne antes mesmo de cruzar a linha final.

    A derrota de Froome para Thomas também mostrou como é difícil vencer as duas maiores provas de ciclismo da Europa. Marco Pantani foi o último a obter tal feito, em 1998, uma época manchada por muitos escândalos de doping.

    Thomas, que venceu duas etapas nas montanhas, incluindo uma no icônico Alpe d'Huez, começou a ganhar o favoritismo ao título depois de deixar os dois rivais para trás e assumir a camiseta amarela na 11ª etapa.

    Ele perdeu para Dumoulin e Froome na etapa final, mas já tinha o título praticamente garantido.