Topo

Ryan Lochte recebe suspensão de 14 meses por violação de doping

23/07/2018 16h03

NATACAO-LOCHTE-DOPING:Ryan Lochte recebe suspensão de 14 meses por violação de doping

Por Frank Pingue

(Reuters) - Dono de seis medalhas de ouro olímpicas, o nadador Ryan Lochte foi suspenso por 14 meses por receber uma infusão intravenosa de uma substância permitida sem uma isenção para uso terapêutico, anunciou a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) nesta segunda-feira.

Lochte, que deveria competir no campeonato nacional nesta semana no Estado norte-americano da Califórnia, publicou uma selfie em uma rede social em maio que o mostrava recebendo a infusão, o que desencadeou a investigação da Usada.

    A Usada informou em um comunicado que Lochte não estava usando uma substância proibida, mas que proíbe tais infusões ou injeções acima dos 100 ml dentro de um período de 12 horas a menos que tenha sido recebida no decurso de um tratamento hospitalar, um procedimento cirúrgico ou investigações de diagnósticos clínicos.

O período de afastamento do atleta de 33 anos começou em 24 de maio, a data da infusão, e o impedirá de competir no Campeonato Pan-Pacífico no Japão no mês que vem e no campeonato mundial na Coreia do Sul em julho de 2019.

    Lochte, que tem 12 medalhas olímpicas e rendeu manchetes em 2016 por causa de um relato sobre um assalto a mão armada após uma festa durante a Olimpíada do Rio que mais tarde ele admitiu ter sido "muito exagerado", cooperou totalmente com o inquérito.

    O nadador, que conquistou o ouro no revezamento 4x200 metros estilo livre na Rio 2016, perdeu o campeonato mundial do ano passado por estar cumprindo uma suspensão de 10 meses do Comitê Olímpico dos EUA por sua participação no escândalo no Brasil.

    Falando em uma coletiva de imprensa pouco depois do anúncio da Usada, Lochte disse que não deixará que o contratempo mais recente o impeça de buscar seu objetivo de conquistar uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020, segundo o site SwimSwam.

    "Eu não estava usando nada ilegal", disse. "Tudo era legal. Você consegue isso na(s redes de farmácias) CVS, Walgreens, mas existem regras, e você tem que obedecê-las... não se preocupem. Não vou desistir. Vou seguir em frente".

    "É devastador para minha família, porque com certeza eu me tornei uma pessoa melhor depois do Rio, e tinha voltado a treinar."

    "Estava me sentindo bem. Estava nadando rápido. Meu filho nasceu. Tudo estava acontecendo. Tudo estava perfeito, e aí isso aconteceu. E é devastador", completou.