Topo

Torcedores devem evitar Fan Fest nos jogos da Rússia na Copa, dizem autoridades

23/06/2018 13h58

FUT-COPA-FANFEST-MOSCOU:Torcedores devem evitar Fan Fest nos jogos da Rússia na Copa, dizem autoridades

Por Jack Stubbs e Andrey Ostroukh

MOSCOU (Reuters) - Torcedores e fanáticos por futebol que estejam planejando assistir ao jogo entre Rússia e Uruguai na segunda-feira pelos telões de Moscou devem considerar a hipótese de irem a bares e restaurantes em vez da festa oficial da Fifa, a Fan Fest, disseram autoridades locais neste sábado.

A surpreendente campanha da Rússia na Copa do Mundo, se classificando para as oitavas de final pela primeira vez desde o colapso da União Soviética, animou milhares de torcedores do país e o time russo agora encara o Uruguai na cidade de Samara na noite da segunda-feira.

A festa oficial da Fifa em Moscou, localizada no campus Sparrow Hills da Universidade Estatal de Moscou, se transformou em um imã para torcedores russos que não conseguiram ingressos para as partidas e desejam assistir os jogos em telões enormes ao ar livre.

Essa situação tem forçado os organizadores a limitar o número de pessoas na Fan Fest oficial, que tem capacidade máxima para 25 mil pessoas, gerando críticas de moradores de Moscou que dizem que uma cidade de 12 milhões de pessoas deveria estar mais preparada para públicos maiores.

O gabinete da prefeittura de Moscou afirmou neste sábado que a entrada para a Fan Fest deve ser limitada no caso de "partidas mais populares, que irão definir classificação no torneio", devido ao risco de superlotação.

"Os últimos dias em Moscou foram uma celebração esportiva sem precedentes: a cidade não via um fluxo tão grande de torcedores há décadas", disse o gabinete em comunicado.

"Assim, os torcedores são convidados a não escolher apenas Sparrow Hills para assistir aos jogos. É possível assistir às partidas em telões adicionais que foram instalados na cidade. Eles também estão em muitos hotéis, cafés e restaurantes."

A Fifa não respondeu a reportagem. Nikolai Gulyaev, chefe do departamento de esporte e turismo de Moscou, disse que os torcedores na capital russa teriam mais sorte assistindo ao jogo de segunda-feira em um bar de sua região.

"Neste caso, você não terá que pensar em chegar duas ou três horas antes do jogo", disse Gulyave, de acordo com a agência de notícias Interfax.

"Não haverá filas para bebidas e comidas, e a atmosfera de união e intensa paixão pelo futebol é tão boa quanto nas Fan Fests ao ar livre."