Topo

Fifa inicia conversas sobre ambiciosas novas competições

30/04/2018 19h33

FUT-FIFA-COMPETICOES:Fifa inicia conversas sobre ambiciosas novas competições

Por Brian Homewood

ZURIQUE (Reuters) - A Fifa iniciou conversas nesta segunda-feira sobre duas novas competições propostas que podem remodelar o futebol internacional e valer bilhões de dólares para a organização.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, apresentou planos ambiciosos para uma versão renovada do Mundial de Clubes e uma nova e global Liga das Nações.

    Os planos foram discutidos por representantes das seis confederações continentais em um encontro na sede da Fifa nesta segunda-feira.

    Autoridades não comentaram sobre um cronograma, mas Philippe Moggio, secretário-geral da Concacaf, que rege o futebol na América do Norte, Central e Caribe, disse que “havia um senso de urgência em avançar”.

    Mais cedo neste mês, Infantino confirmou que investidores haviam mostrado interesse em apoiar um Mundial de Clubes expandido, mas não comentou sobre o valor envolvido, que foi relatado como sendo de até 25 bilhões de dólares por um período de 12 anos.

    A Fifa informou em comunicado que o encontro aconteceu em um “ambiente amigável e positivo” e que um grupo de trabalhos havia sido criado “para analisar mais a fundo a relevância e viabilidade de organizar ambas competições”.

    Os planos da Fifa para o Mundial de Clubes iriam envolver expandi-lo para 24 equipes – incluindo 12 da Europa – e realizá-lo a cada quatro anos, ao invés de anualmente, como acontece no momento.

A Liga das Nações seria uma versão global das novas competições que estão sendo apresentadas pela Uefa na Europa e pela Concacaf na América do Norte, Central e Caribe.

    Em ambos os casos, as competições envolvem todas as seleções dos respectivos continentes, que são colocadas em divisões de acordo com seus rankings.

    Há promoção e rebaixamento entre as divisões, como em ligas domésticas convencionais.

    Cada divisão é subdividida em grupos, com os vencedores se classificando para um torneio de mata-mata.