Topo

Mercedes é contra qualquer proibição futura das 'garagens virtuais' da Fórmula 1

29/04/2018 12h03

FORMULAUM-AZERBAIJAO-GARAGENS:Mercedes é contra qualquer proibição futura das 'garagens virtuais' da Fórmula 1

Por Alan e Baldwin

BAKU (Reuters) - A campeã da Fórmula 1 Mercedes é contra qualquer proibição futura ao uso de "garagens virtuais", os centros de controles baseados na fábrica usados pelas equipes durante os fins de semana em que há competições para apoiar os engenheiros nas pistas de corrida.  

"Eu acho uma ideia muito ruim, porque nós investimos em garagens virtuais", disse aos repórteres o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, no Grande Prêmio do Azerbaijão.

Tais salas de operação de alta tecnologia, conectadas diretamente a carros e sistemas na pista, são amplamente usadas pelas grandes equipes para contornar as restrições quanto ao número de pessoas permitidas no paddock.

Elas também são importantes fontes de receita, com as equipes usando-as para atrair patrocinadores.

Os detentores de direitos comerciais da Fórmula 1 querem limitar os gastos e tornar o campo mais nivelado quando os atuais acordos expirarem no fim de 2020.

Eles também querem dar mais ênfase aos pilotos, em vez do exército de engenheiros trabalhando fora de visão e a opção de se livrar de tais centros de controle tem sido debatida.

Wolff, no entanto, disse que a garagem virtual era "uma ótima proposta de venda" para parceiros e patrocinadores.

"Na verdade, não há apenas engenheiros em nossa garagem virtual em Brackley", explicou o austríaco. "Nós temos patrocinadores lá, estamos tentando ter operações conjuntas com empresas de alta tecnologia e esta é a parte em que eles estão mais interessados".

"Até onde eu sei, muitas equipes conseguiram comercializar suas estruturas de suporte às corridas nas fábricas e é claro que você tem uma vantagem se tem mais cérebros trabalhando em problemas e soluções."

"Para nós, isso se tornou um ponto comercial."