Topo

Vettel supera Hamilton em Baku e consegue terceira pole consecutiva

28/04/2018 14h36

F1-VETTEL-POLE-AZERBAIDJAO:Vettel supera Hamilton em Baku e consegue terceira pole consecutiva

Por Alan Baldwin

BAKU (Reuters) - O líder do campeonato da Fórmula 1, Sebastian Vettel, da Ferrari, conquistou neste sábado a terceira pole position consecutiva ao superar o rival ao título Lewis Hamilton nos treinos classificatórios para o Grande Prêmio do Azerbaidjão.

O alemão, nove pontos à frente do atual campeão, da Mercedes, espera converter no domingo sua terceira pole position consecutiva em sua terceira vitória em quatro corridas.

    Vettel teve a volta mais rápida, de 1min41s498, comparada a 1min41s677 do britânico, no rápido circuito de rua junto à costa do Mar Cáspio e em torno da antiga cidade murada.

    O companheiro de equipe de Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas, ficou em terceiro, enquanto o australiano Daniel Ricciardo, vencedor da caótica corrida em Baku no ano passado e na China há dois finais de semana, ficou em quarto pela Red Bull.

    “Eu acho que será uma corrida intensa. Tudo pode acontecer aqui e safety cars são bem prováveis”, disse Vettel, que teve dificuldades para entrar no Top 10 na sexta-feira mas liderou a sessão final deste sábado.

    “O ponto positivo é que nosso carro foi muito bem nesta tarde para que possa estar em uma boa posição amanhã”, acrescentou o tetracampeão mundial após a 53ª pole de sua carreira.

    Hamilton, também tetracampeão mas ainda sem vencer uma corrida nesta temporada, perdeu tempo no setor final e disse que foi difícil manter o carro em linha reta em meio a ventos cruzados.

    Segundo no grid ainda é sua melhor posição inicial desde a pole na abertura da temporada, na Austrália, com a Ferrari conseguindo a fileira da frente nas últimas duas corridas.

    “Foi muito perto. Nós fizemos o melhor trabalho que podíamos”, disse Hamilton. “Eles foram os mais rápidos em todo o fim de semana e eles obviamente têm um carro fenomenal neste ano. Mas estou realmente feliz com o trabalho que a equipe fez para nos levar de onde estávamos ontem para onde estamos hoje.”

    O holandês de 20 anos Max Verstappen, da Red Bull, larga em quinto, ao lado de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que parecia poder se juntar a Vettel na fila da frente pela terceira corrida consecutiva, e possivelmente derrotá-lo, mas cometeu um grande erro em sua última volta.

    “É uma pena para Kimi porque até o último corner ele poderia estar na pole”, disse o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene.