Topo

Wenger deixará o Arsenal após duas décadas no comando

20/04/2018 09h17

FUT-WENGER-ARSENAL-SAI:Wenger deixará o Arsenal após duas décadas no comando

Por Alan Baldwin e Mitch Phillips

LONDRES (Reuters) - Arsène Wenger deixará o comando do Arsenal no fim da atual temporada depois de um reinado de quase 22 anos que fez dele o treinador mais bem-sucedido da história do time inglês.

"Depois de pensar com cuidado e debater com o clube, sinto que o final da temporada é a hora certa para eu sair", disse o francês em um comunicado emitido pelo time nesta sexta-feira.

Wenger, de 68 anos, comanda o clube do norte de Londres desde outubro de 1996 e é de longe o técnico mais longevo do futebol inglês. Seu contrato duraria até o encerramento da próxima temporada.

Atualmente o Arsenal está em um distante sexto lugar no Campeonato Inglês, mas na semifinal da Liga Europa, que representa sua única chance realista de participar da próxima temporada da Liga dos Campões.

"Sou grato por ter tido o privilégio de servir o clube durante tantos anos memoráveis. Comandei o clube com comprometimento e integridade totais", afirmou Wenger, que conclamou os torcedores a apoiarem o time para que encerre a temporada em alta.

Stan Kroenke, sócio majoritário do Arsenal, disse ter se tratado de "um dos dias mais difíceis que já tivemos em todos nossos anos no esporte".

"Uma das principais razões de termos nos envolvido com o Arsenal foi o que Arsène trouxe ao clube dentro e fora do campo. Sua longevidade e consistência durante um período tão prolongado no nível mais alto do esporte jamais serão igualadas", disse.

Wenger conquistou três títulos da liga inglesa, o que incluiu passar uma temporada inteira invicto, sete Copas da Inglaterra e levou o Arsenal à Liga dos Campões durante 20 anos seguidos. O time conquistou a liga inglesa e a Copa da Inglaterra no mesmo ano, em 1998 e 2002.

O clube disse que um sucessor será nomeado assim que possível, e o alemão Thomas Tuchel, desempregado desde que deixou o Borussia Dortmund quase um ano atrás, é o favorito das casas de aposta.