Topo

Segunda atleta russa é flagrada em exame de doping na Olimpíada de Inverno

23/02/2018 12h12

OLIMP-RUSSIA-DOPING-SEGUNDO:Segunda atleta russa é flagrada em exame de doping na Olimpíada de Inverno

Por Gabrielle Tetrault-Farber e Karolos Grohmann

PYEONGCHANG, Coreia do Sul (Reuters) - Uma segunda atleta da Rússia foi flagrada em um exame de doping pelo uso de um medicamento para melhorar o desempenho na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, um grande golpe na esperança russa de recuperar sua reputação olímpica e acabar com anos de escândalos de doping.

Um exame da praticante de bobsled Nadezhda Sergeeva mostrou o uso de um remédio cardíaco em 18 de fevereiro, cinco dias depois de um teste de doping anterior apresentar resultado negativo, informou a Federação Russa de Bobsled em um comunicado nesta sexta-feira.

"No dia 13 de fevereiro sua amostra estava limpa. A equipe médica do time não prescreveu o remédio à atleta", disse a federação em sua página oficial de Facebook.

"A Federação Russa de Bobsled e a própria atleta entendem a extensão de sua responsabilidade e entendem como o que aconteceu pode ter impacto no destino de toda a equipe."

Mais cedo nesta semana, o atleta russo de curling Alexander Krushelnitsky concordou em devolver a medalha de bronze conquistada nas duplas mistas devido ao uso de meldonium, que pode aumentar a resistência.

O caso de Krushelnitsky chocou os esportistas russos, que competem em Pyeongchang como atletas neutros como punição pelas alegações de que a potência esportiva utilizou um programa de dopagem sistemático e apoiado pelo Estado --o que Moscou nega.

Mas seu caso também fez com que se questionasse se a violação foi intencional, já que o meldonium ofereceria poucos benefícios no curling, que não envolve grande desgaste físico.

Àquela altura a Rússia ainda tinha esperança de que o Comitê Olímpico Internacional (COI) anularia a suspensão do Comitê Olímpico Russo e permitiria aos seus atletas marcharem com a bandeira nacional na cerimônia de encerramento da Olimpíada no domingo.

Essa perspectiva se tornou mais complicada após o segundo exame positivo de um atleta russo --agora a Rússia é responsável por dois dos quatro testes positivos nos Jogos.

O COI não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A notícia chegou poucas horas depois de centenas de torcedores russos comemorarem intensamente quando a patinadora artística Alina Zagitova conquistou a primeira medalha de ouro de sua equipe.