Topo

Chapecoense lembra acidente aéreo um ano depois

29/11/2017 10h39

FUT-CHAPECOENSE-1ANO-ACIDENTE:Chapecoense lembra acidente aéreo um ano depois

SÃO PAULO (Reuters) - Torcedores da Chapecoense realizaram uma vigília à luz de velas no estádio do time nesta quarta-feira, um ano depois que o avião da equipe caiu nas montanhas perto de Medellín, na Colômbia, matando quase todos os jogadores a bordo.

Centenas de torcedores rezaram juntos em Chapecó antes de andarem até a catedral da cidade, onde os sinos tocaram à 1h15, o exato momento em que o acidente aconteceu no dia 29 de novembro do ano passado.

O avião caiu perto de Medellín, matando 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, incluindo quase todos os jogadores da Chapecoense, com exceção de três.

O time estava a caminho do maior jogo de sua história, a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

A partida foi cancelada e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

A equipe evitou grandes eventos no aniversário do acidente, dizendo aos torcedores que decidiu passar o dia refletindo e buscando paz.

"Eu sei - e concordo - que os nossos eternos campeões merecem todas as homenagens que possam ser prestadas, mas nesse dia, em especial, é preciso ter respeito. Respeito por quem ficou e respeito às boas lembranças", disse o clube em uma carta aberta.

Em um dos poucos eventos planejados, o time abriu seu estádio para que torcedores pudessem ver um novo túnel decorado com 48 fotos de 2 metros dos jogadores e de momentos especiais da história do clube.

O time também criou um novo portal, onde torcedores podem deixar homenagens e mensagens de apoio.

A Chapecoense sobreviveu ao ano difícil contratando uma nova equipe inteira de jogadores, muitos deles profissionais experientes.

O time venceu o Campeonato Catarinense em maio e liderou brevemente a Série A do Campeonato Brasileiro algumas semanas depois, antes de cair na tabela.

A Chapecoense chegou perigosamente perto da zona de rebaixamento, e teve três técnicos diferentes durante o ano, mas uma vitória de 2 x 1 contra o Vitória no dia 17 de novembro garantiu seu lugar na primeira divisão.

O clube recusou uma chance de imunidade contra o rebaixamento antes do início da temporada e uma vitória na rodada final do Campeonato Brasileiro no domingo pode até levar a Chapecoense para a Libertadores do próximo ano.

(Reportagem de Andrew Downie)