Topo

Rússia perde liderança dos Jogos de Inverno Sochi após retirada de medalhas

Bandeira da Rússia durante os Jogos de Inverno em Sochi  - David J. Phillip/AP
Bandeira da Rússia durante os Jogos de Inverno em Sochi Imagem: David J. Phillip/AP

27/11/2017 20h00

Por Karolos Grohmann

BERLIM (Reuters) - A Rússia perdeu o primeiro lugar no quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi após cinco novos atletas receberem banimentos por toda a vida dos Jogos nesta segunda-feira, por conta de violações de doping naquele evento, mas a contagem final das medalhas pode levar meses ou até mesmo anos para ser definida.

Neste mês um total de 19 russos receberam punições vitalícias dos Jogos como resultado de uma investigação do Comitê Olímpico Internacional (COI) por alegações de doping generalizado entre os competidores russos e amostras adulteradas por laboratórios e autoridades de segurança nos Jogos de Sochi.

Os ganhadores de medalha de ouro Dmitrii Trunenkov e Aleksei Negodailo, assim como as medalhistas da prata do biathlon Yana Romanova e Olga Vilukhina, que também levaram a prata no evento de 7,5 quilômetros, foram os mais recentes a serem punidos pelo COI, nesta segunda-feira.

A Rússia, potência dos Jogos de Inverno, ficou no topo do quadro de medalhas ao final da competição em casa em 2014, mas a última decisão do COI agora reduz o número de medalhas de ouro para oito.

Aqueles já banidos incluem o bicampeão olímpico Alexander Zubkov, o medalhista de ouro Alexander Tretyakov, além de seis esquiadores de cross-country.

O COI ordenou o retorno das medalhas, mas autoridades dos esportes da Rússia pediram por apelação dos banimentos e levaram o caso à Corte Arbitral do Esporte.