Topo

Mercedes perde domínio sob a sombra de uma temporada "estressante" na Fórmula 1

26/03/2017 14h58

Por Ian Ransom

MELBOURNE (Reuters) - O monopólio de três anos da Mercedes na Fórmula 1 deu uma balançada neste domingo, com a confiança abalada da Silver Arrows pelo ritmo da Ferrari e pela vitória de Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Austrália.

As casas de apostas tinham Lewis Hamilton como um forte favorito para vencer no Albert Park, mas o britânico terminou em segundo lugar, quase 10 segundos atrás de Vettel, após queixas de má aderência no circuito à beira do lago.

O tricampeão Hamilton declarou a Ferrari como "a mais rápida", após os testes de inverno, prevendo a luta pelo título com a glamourosa equipe italiana.

"Eu não minto, e não sou muito bom em blefar ou jogar poker", disse ele.

"Eu não sabia o quão rápido eles estariam na corrida. O ritmo que eles mostraram nos testes foi verdadeiro e hoje a velocidade naquela primeira parte em pneus ultra macios foi fantástica."

O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff, também estava convencido de que a Ferrari tinha o carro mais rápido.

"Alguns ganham, alguns perdem e hoje a Ferrari foi o carro mais rápido, e nos colocou sob pressão desde o início, e foi assim que perdemos", disse o austríaco.

"Vai ser muito apertado, não há grandes margens entre as equipes e também entre os nossos dois companheiros de equipe. Vai ser uma temporada mais estressante do que no passado."

Valtteri Bottas, que ocupou o lugar deixado pelo campeão Nico Rosberg, após a chocante aposentadoria do alemão na última temporada, ficou em terceiro em sua estreia na Mercedes, mas o finlandês não deu pulos de alegria.

"Eu me esforcei bastante com os pneus ultra macios, senti que estava deslizando, perdendo alguns apertos dianteiro e traseiro", disse aos jornalistas após a corrida.

"Não foi um desastre, mas terei meus pontos. Acredito que será um grande desafio, precisamos trabalhar muito se quisermos vencer (a Ferrari). Eles foram mais rápidos hoje, sem dúvida".

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, chegou em sexto lugar na Austrália.