Topo

James Rodríguez faz Colômbia esquecer Falcao

KAI PFAFFENBACH
Imagem: KAI PFAFFENBACH

28/06/2014 21h00

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O sensacional meia-atacante colombiano James Rodríguez marcou duas vezes na vitória por 2 x 0 sobre o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo, neste sábado, assumindo a artilharia do Mundial e se colocando como um dos candidatos a melhor jogador do competição.

Quando a Colômbia desembarcou no Brasil sem o lesionado atacante e talismã Radamel Falcao, poucos previram que Rodríguez, com sua cara de bebê, iria se destacar tanto a ponto de marcar gols em todos os quatro jogos da seleção colombiana até aqui e substituir o grande astro à altura. 

O meia-armador tomou a Copa do Mundo de assalto, marcando cinco gols e vencendo três vezes o prêmio de melhor jogador em campo, e é talvez o principal responsável por colocar a Colômbia nas quartas de final, fase em que fará um duelo interessante com o Brasil, na sexta-feira.

"Maradona, Messi, Suárez, James Rodríguez, eles fazem coisas em campo porque têm certos talentos que fazem deles atletas especiais", disse o treinador do Uruguai, Oscar Tabárez. 

"Não cabe a mim dizer, mas eu acredito que, pelo que vi, ele é o melhor jogador desta Copa do Mundo. E eu não estou exagerando, ele é mesmo ótimo. O futebol precisa de mais jogadores com estas características."

Rodríguez completará 23 anos na véspera da final da Copa e ninguém mais duvida que o jogador está motivado a dar a si mesmo o melhor presente de aniversário possível. 

O craque colombiano ainda deu duas assistências para seus companheiros de time, e a Colômbia parece alcançar seu auge técnico na hora H muito graças ao camisa de número 10.

Neste sábado, ele impressionou a torcida no Maracanã e em todo o mundo ao matar no peito e, sem deixar cair e mesmo cercado por adversários uruguaios, arrematar um belíssimo chute sem chances para o goleiro, permitindo à Colômbia abrir o placar.

Já na segunda etapa, ele completou o placar com uma finalização certeira de dentro da pequena área para fazer o torcedor colombiano não sentir saudades de Falcao e comemorar a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. 

CHUVA DE GOLS

O meia-atacante canhoto do Monaco, que é casado com a irmã do goleiro colombiano David Ospina, havia tido uma grande estreia em Copas ao marcar na vitória sobre a Grécia por 3 x 0. 

Ele foi novamente às redes no triunfo por 2 x 1 sobre a Costa do Marfim, antes de precisar de apenas 45 minutos em campo para ajudar a eliminar o Japão no último jogo da fase de grupos. Entrou no intervalo com o jogo empatado em 1 x 1 e levou o time a ganhar por 4 x 1, mostrando todo o potencial que pode elevá-lo à condição de um dos principais jogadores do planeta. 

Rodríguez estreou no futebol europeu com o Porto, onde jogou por três anos, antes de ser contratado pelo novo milionário AS Monaco em 2013 por 45 milhões de euros (cerca de 61,27 milhões de dólares).

Depois de suas performances no Brasil, gigantes do futebol europeu já estão o considerando como um possível reforço, embora o Monaco não veja necessidade alguma de vender o atleta que, neste momento, se prepara para encarar os donos da casa. 

"Não há pressão", disse. "Claro que tenho que ter cuidado. Eles têm grandes jogadores e nós teremos que acompanhá-los com muita atenção, mas também temos bons jogadores e podemos deixar as coisas bem perigosas para eles."

"Será um jogo maravilhoso para assistir e para jogar", acrescentou. "Eu só quero ajudar a Colômbia a ir longe."

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF