Gustavinho deixa comando da seleção masculina de basquete

Gustavo de Conti não é mais o treinador da seleção brasileira de basquete masculino. Depois de dois anos e meio, ele deixou o comando da equipe nesta quarta-feira (17), a pouco mais de dois meses para o Pré-Olímpico Mundial. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a decisão foi tomada "em comum acordo" entre Gustavinho e a entidade. Um substituto ainda não foi anunciado.

Gustavinho chegou à seleção brasileira masculina adulta em setembro de 2021, logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Naquele momento, o Brasil vinha de um ciclo olímpico ruim e não havia se classificado para o megaevento da capital japonesa. Desde então, o treinador esteve a frente da campanha da AmeriCup de 2022, em que o Brasil foi prata, na Copa do Mundo de 2023 e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, onde faturou um bronze.

De Conti já não havia comandado a seleção brasileira no último compromisso da equipe, durante as Eliminatórias para AmeriCup, em fevereiro. Naquela ocasião, estava com filho recém-nascido e pediu dispensa da janela. Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca, foi quem liderou a seleção nos dois jogos contra o Paraguai, que tiveram dois placares elásticos a favor do Brasil.

A CBB informou que anunciará o treinador definitivo da seleção brasileira em breve. A equipe disputará o Pré-Olímpico Mundial, a partir de 2 de julho, em Riga, na Letônia, buscando uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Brasil não disputa o maior evento esportivo do planeta no basquete (seja masculino ou feminino) desde a Rio-2016.

Troca de cadeiras

Aos 44 anos de idade, Gustavo de Conti segue no comando do Flamengo. Ele já era treinador da equipe em paralelo à seleção brasileira. No último final de semana, aliás, o Rubro-Negro ficou com o vice-campeonato da BCLA, perdendo a final para o argentino Quimsa. O time carioca também está nas oitavas de final do NBB 2023/2024, após ter feito a melhor campanha da fase inicial.

Ao mesmo tempo em que anunciou a saída de Gustavo de Conti, a CBB também informou que Diogo Jeleilate não é mais o diretor técnico das seleções brasileiras maculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure, que já ocupava o cargo de gerente de seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB anteriormente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes