João Fonseca bate italiano top-60 no ATP 250 de Bucareste

A joia brasileira João Fonseca brilhou mais uma vez na estreia do ATP 250 de Bucareste, na Romênia. O jovem de 17 anos derrotou o italiano Lorenzo Sonego, 51º colocado do ranking mundial e sexto cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 0 (7/6 [5] e 7/5), e avançou às oitavas de final do torneio. Na chave de duplas, Rafael Matos e o colombiano Nicolás Barrientos avançaram às quartas.

Como João ainda é o 276º colocado do ranking mundial, não conseguiria acesso à chave principal do ATP 250 de Bucareste de forma direta. Por conta de seus bons resultados recentes, a organização lhe deu um wild card e ele pôde entrar no torneio. E o brasileiro fez valer o convite, tendo mais uma grande atuação para derrotar um dos melhores ranqueados do evento.

Como foi o jogo

Sonego até começou melhor contra João, ao quebrar o serviço do brasileiro no quarto game. Ele chegou a abrir 4/1 de frente, mas a partir daí João engatou uma reação e venceu quatro games seguidos, com direito a dois breaks. O brasileiro chegou a ter set points sacando em 5/4, mas desperdiçou. O italiano empatou o duelo e, assim, forçou o tie-break, onde Fonseca ganhou por 7-5.

Já na segunda parcial, os dois tenistas conseguiram confirmar seus serviços sem ceder quebras. Fonseca chegou a ter dois break points no sexto game, mas não obteve êxito. Quando tudo se encaminhava para um novo tie-break, o brasileiro quebrou o serviço de Sonego de 0 no 12º game e fechou o set em 7/5, vencendo o duelo por 2 sets a 0, em duas horas exatas de partida.

Subindo no ranking

Pelas oitavas de final, João Fonseca enfrentará o moldávio Radu Albot, 139º colocado do ranking mundial, que passou pelo estadunidense Aleksandar Kovacevic (97º) na estreia. O duelo está previsto para acontecer nesta quarta-feira (17), por volta das 07h (horário de Brasília). Outro brasileiro no torneio, Thiago Wild (67º) jogará contra o argentino Mariano Navone (52º) às 11h.

Esta foi a primeira vitória de João Fonseca em um ATP fora do Brasil. Antes, ele havia participado de dois torneios no circuito: o Rio Open, de nível ATP 500, em que chegou nas quartas de final, e o ATP 250 de Estoril, onde parou na primeira rodada. Com a ida às oitavas de final em Bucareste, João somou nove pontos no ranking mundial e, assim, está indo para a 267ª posição momentânea.

Rafael Matos também avança

Outro brasileiro em ação em Bucareste, mas na chave de duplas, é Rafael Matos. Ele e o colombiano Nicolás Barrientos derrotaram os argentinos Federico Coria/Mariano Navone por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) e se classificaram para as quartas de final do torneio. Agora, enfrentarão a parceria formada pelo espanhol Pedro Martinez e o chileno Alejandro Tabilo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes