Meeting Paralímpico de BH tem estreia de atleta biamputado

O último dia do Meeting Paralímpico em Belo Horizonte (MG) marcou a estreia de um jovem atleta que pode ser uma raridade no esporte paralímpico nacional. Neste domingo (14), Kauã Martins da Cruz, de 12 anos, competiu pela primeira vez em sua vida na classe F61 (amputados de membros inferiores com próteses). Tal categoria não possui registro de nenhum outro atleta masculino no país no banco de dados do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Kauã participou das Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares da competição, que também contou com disputas válidas pelas Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e dos Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB), além das provas de alto rendimento.

A Universidade Federal de Minas Gerais reuniu competidores do atletismo, da natação e do halterofilismo. A bocha foi disputada no Chromos Colégio Pampulha II; o tiro esportivo ocorreu no Clube de Tiro Cettas; e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica foi sede das disputas do tiro com arco.

Quem é Kauã?

Paulista radicado em Minas Gerais, Kauã Martins da Cruz nasceu com má-formação nas duas pernas. Aos três anos, teve que se submeter à amputação da perna direita acima do joelho. Na esquerda, seus pais ainda tentaram um tratamento por meio de um Sistema de Fixação Externa chamado Ilizarov, mas não houve sucesso. Dessa forma, o membro passou pelo mesmo tipo de amputação.

Logo depois de alguns anos de reabilitação, os pais receberam um convite de uma amiga para levar Kauã ao Festival Paralímpico de Belo Horizonte de 2023. Projeto organizado pelo CPB proporciona a crianças com e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica.

"Primeiro, ganhei bola de futebol e depois bola de basquete para brincar. Depois, quando vim para cá [Centro de Referência] eu percebi a minha evolução. Gosto do esporte paralímpico porque dá para competir e ganhar medalha. Eu sou muito competitivo", afirmou Kauã.

Neste ano, ele já começou a participar dos treinamentos do Centro de Referência do CPB da capital mineira. No Meeting Paralímpico de Belo Horizonte, o jovem também competiu no lançamento de pelota, no qual teve 15,53m em sua melhor marca. No arremesso de peso, fez a distância de 3,45m. "Gosto muito das provas de arremesso e lançamento. Mas no futuro quero ser um atleta de corrida de cadeira de rodas", completou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes