Livia Burberry e Valentina Basso no top-60 do Mundial Cadete

As brasileiras Livia Burberry e Valentina Basso chegaram até o quadro de 64 no Mundial Júnior e Cadete de esgrima, em Riad, na Arábia Saudita. Elas passaram pelas poules e superaram uma rodada do mata-mata antes de serem eliminadas na disputa do florete cadete, neste sábado (13). Outros quatro brasileiros entraram em ação no dia, mas sem grandes avanços na competição.

Tanto Livia quanto Valentina venceram três jogos na fase de poules. Livia teve melhor campanha em relação à compatriota, uma vez que perdeu apenas dois duelos, contra três de Valentina. Por isso, Livia ficou de bye na primeira rodada do mata-mata e entrou de forma direta no quadro de 64. Por lá, encarou a italiana Mariavittoria Berretta e perdeu por 15 a 10.

Já Valentina precisou disputar o quadro de 128, onde venceu a eslovaca Martina Posvancova por 15 a 7. Em seguida, a brasileira encarou uma pedreira: a singapuriana Daniella Weng Yan Tang, que fez uma campanha de seis vitórias na poule. Valentina ainda fez um bom jogo, mas saiu derrotada em 15 a 11. Ela terminou em 55º lugar, enquanto Livia acabou na 45ª colocação geral entre 105 atletas.

Com o top-64, elas "igualam" o melhor resultado do Brasil neste Mundial Cadete e Júnior de esgrima. Lorenzo Mion também chegou no quadro de 64 no florete júnior. Livia Burberry e Valentina Basso, aliás, também competiram na disputa júnior do florete. Livia chegou a avançar ao mata-mata e terminou em 105º lugar, enquanto Valentina não passou da poule.

Outros brasileiros

Entre os outros brasileiros em ação no florete cadete, Pedro Nogueira e Guilherme Lobo chegaram ao mata-mata e caíram no quadro de 128. Pedro perdeu para o ucraniano Daniil Matiash por 15 a 10, enquanto Guilherme caiu diante do tunisiano Mohamed Foucha por 15 a 9. Julia Grahl e Pedro Pascuotti não passaram das poules, ficando em 94º e em 117º lugar, respectivamente.

O Mundial Cadete e Júnior de esgrima segue em disputa em Riad até o próximo sábado, 20 de abril. Neste domingo (14), ocorrerão as disputas por equipes do florete júnior. O Brasil terá um time no masculino e no feminino. Ao todo, o país conta com 32 atletas na competição.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.