Anja Köhler para no quali da 2ª etapa da Copa do Mundo

Anja Köhler participou das qualificatórias do lead (guiada) na etapa de Wujiang da Copa do Mundo de escalada, na China, nesta sexta-feira (12). A atleta brasileira ficou na 46ª colocação da primeira fase, e não conseguiu avançar para a semifinal. Anja era a única representante do Brasil na competição, assim, com a eliminação o país se despede de Wujiang.

A prova 

O lead é uma das provas da escalada esportiva. Nessa qualificatória, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, se faz uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição do atleta em cada uma das escaladas. Em seguida, faz-se a raiz quadrada do número obtido a partir dessa conta.

Anja Köhler  em 46º lugar no feminino, marcando 45.28. Ela anotou 29 pontos na primeira escalada (41º lugar) e 24 na segunda (49º). A posição de Anja não foi suficiente para avançar às semifinais da competição, na qual classificam-se os 26 atletas com melhores resultados.

Nessas qualificatórias, a eslovena Janja Garnbret, a chinesa Zhilu Luo e a italiana Laura Rogora lideraram a classificação geral. As três atletas conseguiram a pontuação TOP nas duas provas, e terminaram em 1º lugar do quali.

Enquanto isso, no quali masculino, os japoneses Sorato Anraku e Taisei Homma, o estadunidense Colin Duffy e o britânico Toby Roberts lideraram a classificação geral. Assim como no feminino, o quatro atletas conseguiram a pontuação TOP nas duas provas, e terminaram em 1º lugar do quali.

Copa do Mundo de escalada

Além disso, vale lembrar que Wujiang é a segunda etapa da Copa do Mundo de escalada. A primeira etapa aconteceu no início desta semana, domingo (7), também em solo chinês, Keqiao. Na ocasião, Anja Köhler e Rodrigo Hanada participaram das provas de boulder mas não conseguiram passar da fase qualificatória.

Deixe seu comentário

Só para assinantes