Por decisão judicial, CBSk retoma controle do skate brasileiro

Através de decisão judicial cautelar da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), órgão responsável por julgar questões jurídicas no esporte internacional, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) voltou a gerenciar o skate brasileiro e continuará filiada à World Skate até a decisão definitiva do processo. Anteriormente, em janeiro, a instituição havia escolhido a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para controlar a modalidade no Brasil.

Segundo nota oficial divulgada pela própria CBSk, o CAS determinou que a desfiliação, no momento, prejudicaria a preparação dos atletas e da equipe técnica para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que acontecerão em menos de cinco meses. Ainda no seu pronunciamento, a federação diz que, desde a última sexta-feira (23), voltou a receber repasses financeiros provenientes da Lei Agnelo/Piva. O Olimpíada Todo Dia entrou em contato para ter o acesso ao documento do CAS, mas não obteve a liberação pela equipe jurídica da CBSk.

Além disso, alguns atletas comentaram na publicação da CBSk nas redes sociais. Luigi Cini, Pâmela Rosa, Rony Gomes e Virginia Fortes Aguas, entre outros, deixaram o seu apoio à decisão. Duda Musa, presidente da federação brasileira, também postou o comunicado em seu perfil.

Confira a nota oficial da CBSk na íntegra

"A Corte Arbitral do Esporte (CAS) emitiu, nesta terça-feira (27), decisão cautelar revogando a desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) da World Skate. O CAS considerou que a desfiliação, agora, seria muito prejudicial dentro de todo o trabalho que envolve a preparação olímpica. Assim, a CBSk retoma o gerenciamento da modalidade e permanece filiada até a decisão final do processo.

Desde sexta-feira (23), a CBSk voltou a receber os repasses provenientes da Lei Agnelo/Piva com base em um parecer do Conselho Nacional do Esporte. A decisão foi ratificada em reunião realizada na quinta-feira (22) com representantes do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da CBSk.

Agora, a entidade segue focada na preparação para as Olimpíadas de Paris enquanto aguarda a decisão final do julgamento da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Vida longa ao Skateboarding Brasileiro!"

Posicionamento oficial do COB

No seu site, o COB confirmou a decisão da Corte Arbitral do Esporte de deixar o gerenciamento do skate e dar lugar à CBSk. "O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi informado oficialmente da liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendendo a decisão de desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) à World Skate (WS). Com isso, o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris-2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris", disse a organização, através de uma nota oficial.

Deixe seu comentário

Só para assinantes