Rio de Janeiro receberá primeira semana da VNL 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil vai receber uma etapa da Liga das Nações de vôlei, em 2024. O Rio de Janeiro sediará a primeira semana de jogos das competições masculina e feminina, em maio do ano que vem. Será a primeira vez que a cidade hospeda a VNL. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), nesta sexta-feira (08).

Assim como tradicionalmente ocorre, a disputa feminina ocorrerá primeiro, entre 14 e 19 de maio. Além do Brasil, competirão Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, República Dominicana, Sérvia e Tailândia. Já o torneio masculino ocorrerá entre 21 e 26 de maio, contando com Brasil, Alemanha, Argentina, Cuba, Irã, Itália, Japão e Sérvia.

Ainda não se sabe quais serão os adversários das seleções brasileiras nessas duas semanas, mas a FIVB divulgará em breve. A federação também não informou qual será o local dos jogos, mas a tendência é que seja no Maracanãzinho. Isto porque o ginásio recebeu o Pré-Olímpico de vôlei masculino, em outubro deste ano.

Esta será a primeira vez que o Rio de Janeiro receberá a VNL. No entanto, o país já recebeu a importante competição do vôlei mundial em quatro edições anteriores. Brasília sediou as disputas femininas e masculinas em 2019 e em 2022, além de jogos do torneio feminino neste ano. Barueri (2018), Goiânia (2018) e Cuiabá (2019) também já sediaram o torneio.

Outros jogos do Brasil

Depois de jogar em casa, as seleções brasileiras de vôlei partirão para a Ásia, onde jogarão as duas últimas semanas da primeira fase da VNL. A equipe feminina jogará a segunda semana em Macau, entre 28 de maio e 02 de junho, e a terceira em Hong Kong, entre 11 e 16 de junho. O time masculino irá para o Japão, entre 4 e 9 de junho, e para as Filipinas, entre 18 e 23 de junho.

A Liga das Nações conta com 16 equipes. A primeira fase da competição contempla três semanas, em que cada seleção joga quatro jogos. Ao final de 12 rodadas, as sete primeiras colocadas avançam para a fase final, que é disputada em sede única - o país-sede também se classifica. O Final 8 acontecerá entre 20 e 23 de junho no feminino e entre 27 e 30 de junho no masculino, em locais ainda indefinidos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes